QUINTA-20TC

NOSSA SENHORA RAINHA

22/08/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Isaías 9,1-6 

Salmo Responsorial 112(113)R- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! 

Evangelho Lucas 1, 26-38 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.

 

Comentário: 

Hoje celebramos a festa da coroação de Maria como Rainha, no oitavo dia de sua Assunção ao céu. Depois que Maria chegou ao céu, este não foi o mesmo: ficou muito melhor! Todos lá a esperavam, desde a Santíssima Trindade como os anjos. Maria foi a primeira mortal depois de Jesus que entrou no céu, já ressuscitada.

 

Na primeira leitura vemos uma profecia sobre o nascimento de um descendente de Davi que ia confirmar o seu reinado em paz, justiça e santidade para sempre. Está sendo lida hoje como referência à encarnação de Jesus por meio de Maria, que aqui é enaltecida.

 

No evangelho vemos a clássica narração da Anunciação do Anjo a Maria. Ela sempre foi virgem, mesmo após o nascimento de Jesus.

 

Maria é rainha de todos: desde os sete coros dos anjos, passando pelos santos, até chegar a nós, seus filhos que ela tanto ama.

 

Maria tem aparecido desde 1981 em Medjugorje. Muitos milagres atestam a veracidade de suas aparições. E lá, ela pede, como sempre que aparece a alguém, a conversão, a penitência, a reza do terço, tudo isso como instrumentos da salvação. A oração, sobretudo, nos fortalece para as lutas pela própria conversão. Maria mostrou aos seis videntes o Céu, o Purgatório e o Inferno. E disse que vai para o Inferno só quem quiser: Deus não manda ninguém para lá. É que a pessoa fica empedernida no mal e não quer saber de Deus quando morre. É, gente, a coisa não é fácil. Mas tudo se torna possível quando atendemos aos pedidos dessa que é nossa mãe e rainha!