SÁBADO-31TC

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

(CATEDRAL DE ROMA)

 09/11/2024


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

Primeira Leitura: Ezequiel 47,1-2.8-9.12 ou 1Cor. 3,9c-11.16-17

 Salmo Responsorial: 45(46)R- Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. 

Evangelho: João 2,13-22 (ou 4,19-24)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário, e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. – Palavra da salvação.


Comentário:

Hoje comemora-se a primeira catedral da Igreja Católica, a Basílica do Latrão, dada pelo imperador Constantino no século quarto. 

A primeira leitura, tirada de Ezequiel, é uma passagem quase que totalmente simbólica, que mostra a ação de Deus no meio do povo renovado e reconstruído. A água abundante proporciona uma vida abundante de peixes e árvores frutíferas que lembram o paraíso dado ao homem por Deus em Gênesis. 

No evangelho Jesus mostra a necessidade que temos de respeitar o templo como local de adoração e louvor a Deus. Não podemos transformar o templo em lugar de lucro e de encontro social. A reunião da comunidade é muito importante para a solidificação de nossa fé e de nosso caminhar na busca da santidade. Quantos desrespeitos à presença de Jesus Eucarístico nas igrejas! Muitos entram ali como se fosse um supermercado, muitas mulheres "não estão nem aí" com os decotes exagerados em seus vestidos. Muitos entram sem saudar o Santíssimo, e vão logo sentar-se nos bancos. Sei que muitos fazem isso sem maldade, mas já é hora de nos conscientizarmos para respeitarmos melhor a casa de Deus. 

Hoje a Igreja nos convida a fazer da Igreja, casa de Deus, também a nossa casa, onde nos encontramos para louvar e agradecê-lo por tantos dons concedidos. Quem vai à igreja e reza em comunidade, quando rezar sozinho sua oração também estará sendo ouvida como se fosse em comunidade. Ou seja, nunca estará rezando realmente sozinho, por mais só que esteja. Seu coração estará sempre unido ao da comunidade.