SEGUNDA-2ADV

2ª-FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO

09/12/2024 

São João Diego

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Isaías 35,1-10

Salmo Responsorial: 84(85)-R- Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

Evangelho: Lucas 5,17-26

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo devido à multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados” – disse ao paralítico –, “eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!” – Palavra da salvação.

Comentário:

A primeira leitura começa animando as pessoas a se fortalecerem para a vinda do Senhor: “Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. (...) seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo”.

Seja qual for a sua condição social, psicológica, econômica, espiritual, confie no Senhor! Ele pode fazer brotar água no deserto, desatar a língua dos mudos, abrir os olhos dos cegos, destravar as pernas dos coxos, transformar a terra árida em lago etc. 

Confiar em Deus não significa ficar parado, mas sim, caminhar trabalhando e orando, fazendo tudo o que pudermos para mudar a situação do mundo em que vivemos, ajudar no que pudermos os que precisam de ajuda, ser a diferença na vida dos que nos rodeiam. Tudo isso tendo à frente a misericórdia e o poder de nosso Deus tão amoroso e que tanto nos quer bem. 

No Evangelho, Jesus perdoa os pecados de um paralítico descido do teto por algumas pessoas que o ajudavam a estar diante de Jesus. Segundo a crença da época, o paralítico deveria ter-se curado, pois eles acreditavam que as doenças eram frutos do pecado. Por isso duvidaram de Jesus, que, para mostrar que tinha o poder de perdoar os pecados, curou o paralítico. 

Li uma explicação desse texto feita pelo diácono José da Cruz, em que ele comenta que as pessoas que estavam atravancando a porta da casa onde estava Jesus pensavam apenas em si mesmas, pois não facilitaram a entrada do paralítico, que teve que ser colocado dentro da casa pelo teto. 

Afastemos o pecado de nossa vida, entre eles o individualismo, e confiemos na graça e no poder de Deus que, em Jesus Cristo, cujo Natal estamos próximo, pode nos dar a vida eterna. Se ele pode transformar o deserto em lago, pode fazer aparecer rios onde só há areia, também poderá transformar a nossa vida insossa numa vida saudável e promissora.