TERÇA-1TC

3ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

09/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Samuel 1,9-20

1 Sm 2-R- Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador

Evangelho de Marcos 1,21b-28

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. Palavra da Salvação.

Comentário:

É comovente a sinceridade e a piedade com que Ana roga a Deus, na primeira leitura, para ter um filho. Ela pede a Deus um verdadeiro milagre, já que era estéril. Mas pede com confiança, e é atendida. 

Quantas vezes nós rezamos com confiança plena no poder e na misericórdia de Deus? Por que Deus teria o desejo de nos prejudicar? Se nós deixarmos, ele dirige a nossa vida e nos mostra o verdadeiro caminho. Basta pedir! Ana pediu confiantemente e nasceu Samuel, que foi o último juiz e o primeiro profeta. Um homem muito importante na história da salvação. 

Muitas vezes as pessoas interferem na ação de Deus e depois ficam reclamando da vida. O grande cantor Andrea Bocelli era para ser abortado, se sua mãe seguisse os conselhos dos seus médicos, mas ela preferiu arriscar a própria vida, mas ter a criança. E tudo acabou dando certo. Na certa, foi porque ela confiou plenamente em Deus. Não sei os detalhes da história. Outro exemplo: o que seria de nós se Maria não tivesse aceitado o pedido de Deus para que ela tivesse um filho dele?

Nós, muitas vezes, temos medo de nossa fraqueza e não começamos o caminho verdadeiro para Deus. É bobagem nossa! Todos somos fracos. Ou você acha que Santa Teresa de Calcutá era forte? Não era! Era tão fraca como qualquer um de nós! Mas rezava sempre e sempre!

O segredo dos santos está na oração humilde e confiante a Deus. Rezar pedindo forças, rezar pedindo coragem, rezar pedindo que ele entre em nossa vida e caminhe conosco. Aí nossa força brota e age, e nos tornamos santos.