QUARTA-2ADV

4ª FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO

11/12/2024

São Dâmaso I 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Isaías 40,25-31 

Salmo Responsorial 102(103)R- Bendize, ó minha alma, ao Senhor! 

Evangelho de Mateus 11,28-30 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

Comentário:

O assunto, hoje, é a proteção e a força que Deus dá a quem o ama de verdade, a quem se propõe deixar o pecado e tudo o que pode nos separar dele. 

Acho muito simpática esta frase de Isaías, da primeira leitura: “Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar”. Ou seja: é mais eficiente não quem tem condições físicas e mentais para isso, mas quem é ajudado por Deus. Quem espera no Senhor, por mais idoso que seja, nunca se cansa, e até supera os mais jovens no caminho da santidade, se esses jovens estiverem caminhando apenas com as próprias forças. 

A mensagem, portanto, é bem simples, e Jesus a revela no trecho de hoje do evangelho: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. A coisa mais sábia que podemos fazer nesta vida é deixar a escravidão do pecado e do individualismo e abraçar o serviço divino. Jesus é o único que pode nos alcançar a felicidade eterna.