SEGUNDA-18TC

2ª FEIRA DA 18ª SEMANA COMUM

05/08/202

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Jeremias 28,1-17

Salmo Responsorial 118 (119)R-Ensinai-me a fazer vossa vontade! 

Evangelho de Mateus 14, 13-21

 Ao ser informado da morte de João, Jesus partiu dali e foi, de barco, para um lugar deserto, a sós. Quando as multidões o souberam, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14 Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16 Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Vós mesmos dai-lhes de comer!” 17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18 Ele disse: “Trazei-os aqui”. 19 E mandou que as multidões se sentassem na relva. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos; e os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram saciados, e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios. 21 Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.


COMENTÁRIOS:

Na primeira leitura vemos a disputa entre dois profetas: Jeremias, verdadeiro, e Ananias, falso. Jeremias prevê para Israel escravidão e exílio. Ananias prevê a liberdade e o regresso da Babilônia. Quando as coisas aconteceram, todos viram que era Jeremias que tinha razão, mas Ananias morreu naquele mesmo ano.

Nos dias atuais vemos o mesmo quadro: quantos falsos profetas anunciam coisas mirabolantes em seus programas de televisão! E são acreditados por muita gente. Os verdadeiros profetas são esquecidos e até ignorados, pois os costumes pecaminosos de boa parte do povo continuam. Sinal de que os profetas não foram ouvidos.

É muito fácil ouvir as profecias que indicam coisas ruins e dizer que as pessoas precisam se converter, o mundo precisa mudar etc. O difícil é ouvir as profecias, olhar para si próprio (a) e dizer: “As coisas andam mal. Eu preciso urgentemente me converter”...

No evangelho o evangelho me chama a atenção das palavras de Jesus: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Essa frase martela a minha cabeça. Gostaria que martelasse a sua também. 

Jesus não saciou a fome de todos em todo o tempo de sua vida. Apenas algumas vezes e a uma multidão, mas não a todas as pessoas. Ele deixou isso para nós. Nós temos a obrigação de sanar a fome do mundo. Deus deixou na natureza tudo o que precisamos para não passarmos fome. Quantas sementes há num tomate, por exemplo? Tudo o que Deus fez é em abundância. Os pássaros, por exemplo, não passam fome, desde que nós não o prendamos. Se nós os prendermos nós é que temos a obrigação de tratar deles. 


Deus nos dá força e coragem para vencermos os nossos problemas, sempre quer precisarmos. Cabe a nós irmos avante, não desanimarmos e não termos medo de faltar o alimento que partilhamos com os demais.