SEXTA-5TC

6ªFEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

 09/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Reis 11, 29-32;12,19

Salmo 80(81) R- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Evangelho de Marcos 7,31-27


Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,  e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como Deus age de modo diferente de nós, que somos muito limitados e só vemos o que está à nossa frente. Deus vê muito mais longe, na verdade ele vê toda a história da humanidade como se fosse algo presente.

Não podemos discutir com Deus a escolha que ele faz das graças que nos dá. Na leitura, vemos como o povo de Deus se dividiu em dois reinos, tirou o reino de Salomão, mas no final das contas, foi da descendência de Salomão que Jesus nasceu, contrariando toda a expectativa, depois dessa divisão do reino. Nunca podemos subestimar a ação e a vontade de Deus.

No evangelho Jesus curou o surdo-mudo que, podendo começar a falar, foi proibido por Jesus de contar a todos o que Ele lhe fez, Mas ele desobedeceu e falava a todos quanto encontrava que tinha sido curado.

A mensagem de hoje para nós talvez sejam duas: confiar na vontade de Deus e proclamar sempre sua misericórdia, sem achar desculpas para não fazê-lo.