SEGUNDA- 13TC

2ª FEIRA DA 13ª SEMANA DO TEMPO COMUM

01/07/2024


 Primeira Leitura: Amós 2,6-10.13-16

 Salmo Responsorial 49(50)-R- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 Evangelho: Mateus 8,18-22 


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 Na primeira leitura Amós fala dos pecados do povo de Israel e dos povos vizinhos. Deus não vai mais segurar sua mão contra eles. Dentre os tantos e inúmeros pecados, sobressai a injustiça social, acompanhada dos piores abusos as práticas de culto. Amós anuncia o castigo pensando em convencer todos esses ingratos pecadores a voltarem à prática da aliança, da amizade com Deus, voltarem a uma vida mais santa, sem o abuso tão constante e desumano que faziam aos pobres e pessoas que não tinham possibilidade de se defender.

Em nossa vida também devemos atender aos pedidos divinos feitos por meio de Jesus e mantidos pela Igreja, além de repetidos por várias vezes e em vários lugares pela própria Nossa Senhora. Estamos, também, dentro de uma pandemia, que muitos acham ser castigo divino. Pode até não ser, mas se não nos convertermos teremos muito a temer.

No evangelho Jesus não engana as pessoas que querem segui-lo: a recompensa será dada no outro mundo. Neste mundo, quem quiser segui-lo terá muito trabalho, tem que ter muita paciência e fé para enfrentar a luta.

E não podemos esperar para outro dia: temos que começar agora a obra da evangelização das pessoas, sobretudo pelo nosso bom exemplo. Quando o homem lhe pediu tempo para enterrar seu pai, ele quis dizer que ficaria em casa até que o pai morresse e só depois que o pai morresse ele iria seguir Jesus. Nós temos que confiar em Deus. Se ele nos chamou para um trabalho dentro da Igreja, temos também que confiar que ele vai nos dar as condições necessárias para realizá-lo. Não ter medo!

Viver dia a dia, eis o segredo da vitória. Mas quanto aos problemas e cruzes, levar a cruz quando procuramos ficar sem pecado e sem se apegar às coisas, é mais fácil do que levar a cruz de modo obrigado, resmungando e não levando uma vida de oração. A proteção de Deus para quem reza e se esforça na caridade é tremenda, é visível, é palpável. Quem procura seguir os ensinamentos de Jesus é uma pessoa feliz, mesmo que esteja passando por algum sofrimento ou provação.