SÁBADO-18TC

SÁBADO DA 18ª SEMANA DO TEMPO COMUM

10/08/2024

São Lourenço, Diácono 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 2Coríntios 9,6-10 

Salmo Responsorial 111(112) Feliz o homem caridoso e prestativo 

Evangelho João 12, 24-26 

Naquele tempo, disse Jesus: 24   Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. 26Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO:

Hoje é dia de um mártir famoso, o diácono S. Lourenço. Ele morreu em 258 de nossa era. Conta-se que morreu assado num braseiro e que a dado momento, ainda vivo, disse ao carrasco: “Deste lado já está assado; vire-me agora para assar do outro lado”. Deus dá a força necessária para enfrentarmos nossos problemas. Nunca seremos abandonados, mesmo nesses acontecimentos mais drásticos, em que ele permite nossa morte de forma trágica e brutal, como foram as mortes de todos os mártires. Deus não força a ação do homem e por isso permite que se faça o mal. Mas ele nos protege da perdição eterna se lhe pedirmos com amor, confiança e com o propósito de deixarmos definitivamente o pecado. O pecado, a indiferença, a falta de misericórdia, a falta de fé e de confiança, nos separam de Deus.

A primeira leitura nos pede que tenhamos a caridade fraterna aos pobres. São Lourenço foi morto não só porque era cristão, mas porque os seus perseguidores esperavam arrancar-lhe os bens da comunidade cristã (missal cotidiano). Mas São Lourenço lhes disse que seus únicos bens eram os pobres, a ele confiados pela Igreja. Isso apressou seu martírio.

No evangelho é lembrado o fato de que a semente só pode produzir outra planta se morrer, ou seja, se deixar de ser semente. Jesus diz também que se alguém o quiser servir, que o siga. E sabemos que segui-lo inclui também ser perseguido e, como no caso dos mártires, ser até morto. Mas quem segui-lo será honrado pelo Pai. Isso é o maior prêmio possível: ser recebido pelo Pai na eterna mansão. Vale a pena seguir Jesus! São Lourenço que o diga!