SÁBADO-22TC

SÁBADO DA 22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

07/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura:1 Coríntios 4,6b-15

Salmo Responsorial 144(145)R- O Senhor está perto de quem o invoca!

Evangelho: Lucas 6,1-5

Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. 2   Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3     Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? 4 Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”. 5E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo mostra o contraste que existe entre os apóstolos e os cristãos soberbos de Corinto. Os coríntios se enchem de vaidade, achando-se melhores que todos os demais por todos os dons que haviam recebido. Os apóstolos, pelo contrário, viviam perseguidos e humilhados, frágeis até à morte, mas sempre fieis aos ensinamentos de Jesus.

S. Paulo quer mostrar a verdade aos coríntios. Não quer condená-los. Ele lhes mostra que estão pegando o caminho errado, que os levará ao isolamento em relação a Deus e aí tudo virá abaixo. 

Infelizmente vemos em nossa sociedade de hoje muitos pregadores soberbos e vaidosos, como S. Paulo aponta. Chamam para si o louvor que seria dado a Deus. Como diz Jesus e depois um documento da Igreja : "Sem mim, nada podeis fazer". "Sem Deus, a criatura se reduz a nada" (Gaudium et Spes, 36).

É o próprio Jesus quem diz que depois de termos feito tudo de bom nesta vida, devemos assim mesmo concluir que somos criaturas inúteis (Lucas 17,10).

No evangelho Jesus mostra que o legalismo judeu havia sufocado o espírito do sábado, que deveria ser um dia de encontro, de alegria, de liberdade, de louvor puro e sincero a Deus.

Ao mesmo tempo, Jesus se proclama senhor do sábado, que significa também ser senhor do plano de salvação de Deus, senhor da história, ou simplesmente “Senhor” (Missal Cotidiano). Ele se mostra em toda a sua majestade.

O sábado, que no nosso caso é o domingo, é o dia privilegiado do nosso encontro com Deus, através de Jesus, na alegria da comunhão fraterna. Não deveria ser um dia de escravidão, um dia pesado e cheio de leis sem fundamento para serem seguidas, mas sim um dia de encontro amoroso com Deus e com os irmãos.