17 DE DEZEMBRO

17 DE DEZEMBRO

(Preparação próxima do Natal)

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Gênesis 49,2.8-10

Salmo Responsorial: 71(72)-R- Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre. 

Evangelho: Mateus 1,1-17

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. – Palavra da salvação.

Comentário:

Tanto a primeira leitura como o evangelho de hoje falam sobre a genealogia de Jesus e sua descendência do Rei Davi. 

A genealogia do evangelho parece algo monótono, mas se formos verificar quem está na lista de antepassados de Jesus, vamos ver gente que não era muito “flor que se cheira”, e há pessoas que vieram do paganismo, como Rute. Aliás, tem até uma ex-prostituta na lista (Raab).

Para falar a verdade, eu me encho de esperança ao saber disso, pois significa que ainda há esperança para mim e para você nessa história. 

Somos todos amados por Deus, e a única coisa que ele quer para receber-nos é que nós queiramos ser recebidos. Só isso. A força, as graças, as armas, o apoio, tudo do que precisamos, é ele que nos dá. 

Muitas pessoas não começam o caminho da conversão por medo da própria fraqueza. Isso é ilusão. Não é preciso ter força nenhuma: Deus nos dá toda a força necessária. Ele só não a dá quando não a pedimos, pois ele, mais do que ninguém, respeita o nosso livre arbítrio, a nossa liberdade. 

Em Apocalipse 3,20, ele diz que bate à nossa porta, e só entra se nós lhe abrirmos as portas. Também diz o Salmo 126 que Deus dá o alimento aos seus bem-amados até enquanto dormem. 

É ilusão nossa achar que temos que “ralar” para sermos santos. É preciso apenas que peçamos a Deus e ele nos conduzirá no caminho da santidade. Uma coisa só nossa, é a vigilância e a oração. Deus não vigia por nós. Isso é algo que devemos praticar sempre: orar e vigiar. O resto, Deus faz. 

(Há 4 novenas prontas de Natal EM NOSSO site: