QUINTA-3TC

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

25/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Atos 22,3-16 ou 9,1-22

Salmo 116 (117) R- Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho! 

Evangelho de Marcos 16,15-18 

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". Palavra da Salvação.


Comentário:

A conversão de São Paulo nos dá uma paz incrível de saber que, se ele, que perseguira os cristãos e os levara à morte, foi perdoado e assumido como apóstolo, nós também podemos contar com o perdão divino para podermos recomeçar a nossa vida. 

O evangelho mesmo nos garante uma vida melhor se assumirmos o nosso batismo e procurarmos a santidade em nossa vida. Esses benefícios de que fala o evangelho nem sempre acontecem, mas sempre e sempre há, para quem serve plenamente a Deus, sua graça, seu amor, sua misericordiosa e poderosa proteção.

O próprio Paulo muitas vezes sofreu muito com tentativas de homicídio contra ele, várias vezes recebeu 39 chicotadas como castigo [2 Cor 11,24] (era proibido mais do que 40 chicotadas. Para não haver perigo de erro, dava-se 39), naufrágios, doenças e tantas outras coisas, permitidas por Deus. Quando Deus não permite a cura de alguma doença, é por algum motivo que só ele conhece. Tenhamos confiança nele. Tudo o que ele nos permite será para o nosso bem eterno. É difícil para quem está doente acreditar nisso, mas pode ser a diferença entre viver em paz e viver atormentado (a).

São Paulo, como apóstolo, proclamou o Evangelho a todos os cantos que podia, batizando a todos que se convertiam. Mas antes de pregar com as palavras, ele pregou o Evangelho com a própria vida. É o que devemos fazer...