QUARTA-27TC

4ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -

09/10/2024

S. Dionísio e Companheiros

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Gálatas 2,1-2.7-14

Salmo Responsorial 116(117)-R-Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho.

Evangelho Lucas 11,1-4

 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

São Paulo lembra, na primeira leitura, o concílio de Jerusalém. Ele foi ali movido pelo Espírito Santo. Sabia que não podia pregar algo se isso não fosse aprovado pela Igreja, cuja autoridade visível pode dizer se um membro agiu bem ou em vão. O concílio reconheceu que a abertura aos não-judeus feita por Paulo provinha de Deus. Por isso, Tiago, Cefas e João reconhecem que Paulo está em comunhão com eles e promovem uma coleta para Jerusalém. Entretanto, pôr em prática as decisões do concílio não é coisa fácil. O próprio Pedro vacilou e Paulo o censura por isso.

Vemos atualmente que muitos na Igreja ainda não apoiam ou não se propuseram pôr em prática as decisões do nosso último concílio, o Concílio Vaticano II. Falta confiança na autoridade da Igreja, e também essa rebeldia pode vir da tentação do maligno. Devemos confiar na autoridade da Igreja e colocar em prática as suas decisões, sem medo de errar.

No Evangelho, Jesus nos ensina a oração fácil e eficaz para a nossa vida, o Pai-Nosso. Em Lucas, lido neste domingo, o Pai-nosso consta de cinco pedidos. Em Mateus, sete. Segundo alguns estudiosos, talvez seja esta, de cinco, a mais original.

O Pai-nosso encerra todas as orações, diz Sto. Agostinho. Qualquer coisa que a gente quiser pedir a Deus, já está incluída no Pai-nosso. Precisamos aprender a ser simples em nossas orações. Deus não é surdo e sempre nos ouve. Se formos humildes em nossas orações, nós seremos atendidos, se aquilo for para a nossa salvação. Se não for, seremos atendidos, mas de outro modo, que só Deus conhece.