SEGUNDA-4TC

2ª FEIRA DA 4ª SEMANA COMUM

29/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 2 Samuel 15, 13-14.30;16,5-13a

Salmo 3 -R-Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

Evangelho de Marcos 5,1-20

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. – Palavra da salvação.


Comentário:

O primeiro castigo de Davi foi ter morrido o filho que ele teve com Betsabeia. O segundo castigo foi a revolta de seu filho Absalão. O terceiro castigo foi a humilhação causada por Semei, que imprecava contra ele e jogava pedras contra ele e os servos do rei.

Eu me impressiono com a paciência com que Davi lida com isso tudo. Demonstra ser uma pessoa realmente arrependida e disposta a recomeçar seu relacionamento com Deus. Isso me anima a sempre recomeçar a vida tendo em vista o relacionamento com Deus diretamente e por meio dos irmãos.

No evangelho a gente até se irrita com o fato dos gerasenos preferirem que Jesus saia do meio deles para não perderem mais porcos do que perderam com a ida dos demônios para aproximadamente dois mil porcos ali próximos.

Muitas pessoas fazem isso também em suas vidas, quando procuram desculpas até para si mesmas para não aderirem a Jesus. Tentam desculpar-se, colocarem empecilhos imaginários ou facilmente descartáveis para deixarem a prática religiosa.

Para não irem à missa, dão como desculpa os defeitos que veem em tudo: no padre, ou no coral, ou nos bancos, ou no horário da missa, ou...

Jesus é a fonte de felicidade. Nada neste mundo, por mais sofisticado que seja, pode nos trazer mais felicidade do que estar com Jesus. Tudo o mais pode ser mera ilusão de nossa parte. Haverá um dia em que teremos que prestar contas a Deus de todas as desculpas que demos. E vejam que isto vale também para mim que lhes escrevo.