QUARTA-14TC

4ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

10/07/2024


1ª Leitura: Oseias 10,1-3.7-8.12

Salmo Responsorial 104 (105)R- Buscai constantemente a face do Senhor!

Evangelho: Mateus 10,1-7

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou esses doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’”. – Palavra da salvação.

 

Comentário: 

Na primeira leitura Oséias mostra como estar longe de Deus pode nos deixar perdidos no nada. As riquezas e a abundância em que Israel vivia seria devastada porque o povo deixou de lado o culto ao Senhor e preferiu os ídolos que não existem. A abundância só seria readquirida se ouvissem o que o profeta pregava: "Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derame a justiça em vós.

O mundo atual está no mesmo caminho: abandonou Deus em seus projetos e acha que vai dar tudo certo. Deus quer que o homem construa o mundo, mas quer também que não se esqueça da palavra sábia do salmo 126: "Se o Senhor não edifica a casa em vão se esforçam os que a constroem".

No evangelho Jesus escolhe doze entre seus discípulos e os envia a pregar a boa nova a todos: o reino de Deus está próximo. Se acolhermos sua Palavra e mudarmos nossa vida, faremos nossa parte para que a implantação do Reino de Deus se faça com sucesso. Se vivermos uma vida de caminho para a santidade, isso se realizará.