QUARTA-24TC

4ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

18/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 12,31-13,13

Salmo Responsorial 32(33)R- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho: Lucas 7,31-35

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”. – Palavra da salvação

Comentário:

A primeira leitura nos fala sobre a Fé, Esperança e Caridade. São Paulo fala aos coríntios que, entre as três, a maior é a Caridade, porque no céu ela vai continuar a existir e a ser praticada, ao passo que a Fé e a Esperança terminam com a nossa morte. A fé, porque vamos ver Deus e a vida eterna e não mais será preciso ter fé. A esperança, pelo mesmo motivo: se estivermos no céu, cumpriu-se a esperança que tínhamos na terra e não a precisaremos cultivar mais. A caridade, entretanto, vai continuar a existir em nossa convivência celestial com os anjos, santos, e com a Santíssima Trindade. 

No evangelho Jesus dá como exemplo do fechamento dos judeus certas brincadeiras de crianças, em que algumas se recusam a seguir as regras do jogo e não participam. 

Os publicanos, os que eram considerados pecadores, estavam aderindo a Jesus, mas não as autoridades judaicas. A salvação foi anunciada e testemunhada por Jesus, “mas os seus não o receberam”, diz S. João no prólogo do seu evangelho. 

Cabe a nós, descendentes dos povos pagãos, aderirmos a Jesus confiados no testemunho milenar da Igreja. Não tenhamos medo de seguir o que Jesus nos pede. Ele é Deus, em comum com o Pai e o Espírito Santo nos criou e nos deu a vida. Cabe a nós aderirmos às suas palavras sábias e salvadoras.