QUARTA-12TC

QUARTA-FEIRA DA 12ª SEMANA DO TEMPO COMUM

26/06/2024

São Josemaria Escrivá

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura 2 Reis 22,8-13;23,1-3

Salmo 118(119)R- Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor! 

Evangelho Mateus 7,15-20

Naquele tempo Jesus disse aos discípulos:  "Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis". 


Comentário:   

  A primeira leitura nos conta como foi descoberto, no templo, o "livro da aliança", durante os trabalhos da restauração. Certamente era o livro do Deuteronômio, em sua parte legislativa. Josias o seguiu para fazer a sua reforma. A leitura do livro foi feita pelo próprio rei no templo. O versículo 3 conclui de forma magistral: "De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança, diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, receitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança. Nós também devemos fazer o mesmo, pois sabemos tudo o que Deus nos falou por meio dos profetas e, sobretudo, na Pessoa de Jesus Cristo. 

No evangelho vemos como daremos só bons frutos se formos "árvores boas". Seremos árvores boas se nos colocarmos sempre à disposição de Deus em tudo o que fizermos e, sobretudo, lutando continuamente para nunca mais pecarmos. Se tivermos essa preocupação em estarmos continuamente sem pecados, seremos sempre "árvores boas" e sempre daremos bons frutos.