SÁBADO-3TC

SÁBADO DA 3ª SEMANA COMUM

27/01/2024

Santa Ângela de Mérici

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 2 Samuel 12,1-7a.10-17

Salmo50(51) R-Criai em mim um coração que seja puro!

Evangelho de Marcos 4, 35-41

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo, e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos o arrependimento de Davi, sincero, diante da acusação e a denúncia de seu pecado. Isso nos dá muita confiança e alegria em saber que podemos ser perdoados de nossos pecados se pedirmos perdão.

Penso um pouco sobre as confissões que tantas vezes fazemos. Será que estamos realmente desejando mudar de vida, não cometer mais os pecados que confessamos? O correto seria levarmos a sério as confissões, tendo-as como marcos de nossa conversão. Se nós confessamos aqueles pecados, devemos lutar muito para não mais cometê-los. É isso que muitas vezes nos diferencia dos santos: eles choravam seus pecadinhos e os tinham como gravíssimos, e praticavam frequentemente o jejum e a oração para não voltarem mais a pecar.

O missal cotidiano comenta: “Devemos nos perguntar com muita sinceridade se levamos bastante a sério o aspecto medicinal da penitência, em vez de não recomeçarmos alegremente a rotina de culpas e de transgressões. Devemos nos perguntar se cremos realmente no poder salvador da Eucaristia cotidiana e no esforço que esta supõe de perdoar para sermos perdoados”.

No evangelho é mostrada uma situação muito atual: parece que Jesus não está “nem aí” com a Igreja e conosco. Parece que ele está dormindo, não está olhando nossos problemas.

Como os Apóstolos, no texto de hoje, nós também estamos nessa “barca” da Igreja, e, segundo o próprio Jesus, esta continuará em mares revoltos até o Juízo Final.

A nossa melhor atitude é confiar na presença de Jesus em sua Igreja e nos dedicarmos à oração, ao jejum pelo menos uma vez por semana, na sexta-feira (Nossa Senhora fala, em Medjugorje, para jejuarmos a pão e água nas quartas e nas sextas), frequentarmos se possível diariamente a Santa Missa, com comunhão, confessarmo-nos uma vez por mês ou sempre que cometemos pecado grave, rezarmos o rosário diariamente e lermos um trecho da bíblia todos os dias e procurar vivenciar esse texto durante o dia. São as famosas “cinco pedrinhas”, comparadas com as de Davi, que venceu o gigante Golias.