QUARTA-34TC

4ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

 27/11/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Apocalipse 15,1-4

Salmo Responsorial 97(98)R- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!

Evangelho Lucas 21,12-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa, 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” – Palavra da salvação.


Comentário:


São João nos fala, na primeira leitura, que todas as nações virão prostrar-se diante de Deus, porque suas justas decisões se tornaram manifestas. Quando houver os cataclismas, as catástrofes, os castigos anunciados por Maria em Medjugorje e em outras suas aparições, ou, antes, anunciadas aqui mesmo no Apocalipse, vai ser tarde demais para o arrependimento. É preciso arrepender-se e mudar de vida agora. Não dá para esperar mais. Deus é Senhor de tudo, mas é nosso Pai e nos ama. Ele nunca nos abandonará, mas é preciso buscá-lo, pedir que ele nos carregue nos ombros como o pastor carrega a ovelhinha indefesa.

Quanto ao evangelho, muitos não agem porque não se arriscam, por medo do sofrimento. É preciso se arriscar. Como diz Jesus, ele guiará nossas palavras e nossa vida se nós confiarmos nele. Isso não significa que não vamos sofrer nenhuma contrariedade, mas sim que tudo o que nos acontecer será suportável, porque Deus estará conosco.

É preferível se arriscar e sofrer as consequências do que passar a vida em branco. Eu agradeço a Deus pelas vezes em que me arrisquei, tenham elas dado certo ou não.