SEXTA-9TC

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

07/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Oséias 11,1.3-4.8c-9

Salmo Responsorial Isaías 12-R- Com alegria bebereis no manancial da salvação. 

Segunda Leitura: Efésios 3,8-12.14-19

Evangelho: João 19,31-37

Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. 33          Chegando a Jesus, viram que estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, 34  mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. (35          Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis.) 36          Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. 37       E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que traspassaram”.


Comentário: 

Como poderíamos mostrar com palavras o imenso amor de Jesus por nós? Ele deu-nos a vida enquanto ainda éramos pecadores, diz S. Paulo na segunda leitura. 

O coração é o símbolo do amor. Talvez porque pulse forte quando sentimos amor. 

O Coração de Jesus é venerado e amado simbolicamente. Na verdade, é o próprio Jesus que deve ser adorado e amado. A única chaga da qual ele não sentiu dor física foi a do seu coração, ferido quando ele já estava morto. Entretanto, é a chaga que mais lhe doeu por causa dos nossos pecados. Veja por exemplo seu sofrimento no Horto das Oliveiras. Muito daquele sofrimento foi provocado pela visão que ele teve de tantos que não iriam acolhê-lo, apesar de toda dor que ele iria passar. 

 Jesus deu a vida por nós. Deixou o céu, tornou-se homem, sofreu e morreu na cruz para que pudéssemos entrar no paraíso e estar com ele. Foi o preço que ele pagou para tornar-nos felizes. 

No mundo acontece diferente: nós pagamos para sermos felizes, não para tornar os outros felizes. Aliás, com Jesus é tudo diferente: onde há ódio ele leva amor. Onde há indiferença ele leva a atenção. Onde houve erro e pecado, se houver desejo de mudança de vida, ele leva o perdão e a paz. Ele nunca se vinga do mal que lhe fazemos. 

A dor que Jesus teve no coração não é física: é espiritual. Ele é nosso bom pastor e sente nossa falta quando abandonamos o rebanho. No evangelho ele mostra muito bem isso com aquela imagem: “Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida”! 

O exemplo que ele dá no evangelho não era praticado pelos pastores. Ninguém iria abandonar 99 ovelhas para procurar uma delas perdida que nem sabia se ainda vivia. Mas Jesus faz isso. Ele nos procura até conseguir nos encontrar numa das quebradas da vida: num acidente, numa falência, numa doença, numa injustiça sofrida, numa prisão, num hospital, enfim, em tudo o que nos acontece. Ele se aproveita de todas as ocasiões para mostrar-nos seu infinito amor, amor que nós dizemos provir de seu Sacratíssimo Coração.