SÁBADO-16TC

SÁBADO DA 16 ª SEMANA COMUM

27/07/2024


  1ª Leitura: Jeremias 7,1-11

Salmo Responsorial 83 (84) Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

Evangelho Mateus 13, 24-30

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”. – Palavra da salvação.

 

    COMENTÁRIO:

Na primeira leitura temos a pregação de Jeremias à porta do templo de Jerusalém, que lhe custou muitas perseguições e sofrimentos. O motivo principal é a necessidade que ele via de que o culto a Javé fosse feito de modo mais sincero, e não de modo superficial, externo, manifestando no culto, um culto vazio porque sem base na prática da fé que diziam ter. Jeremias insiste que eles façam o bem e evitem o mal.

O culto espiritual genuíno, diz Jeremias, consiste na observância das normas morais, especialmente a justiça e o amor fraterno, e não numa construção material, no caso, o templo. Se isso for praticado, o culto no templo terá sentido. (Baseado no missal cotidiano).

No evangelho de hoje vemos Deus tem paciência conosco e aguarda pacientemente que nos covertamos a ele. O joio cresce junto com o trigo, ou seja, o mal e o bem andam juntos e às vezes temos até dificuldade de saber qual é qual. Muitas vezes a diferença não é nítida.

Um rapaz veio, certa vez, me falar de algo que ele fizera e concluiu dizendo: "Padre, eu não sei se pedia perdão a Deus pelo pecado cometido ou o agradecia pela oportunidade ímpar que eu tive".

Acredito que esse é um problema sério. Muitas vezes as pessoas fazem coisas erradas porque não têm consciência da gravidade do que está fazendo, das consequências e do raio de ação do que fez. É por isso que Deus é paciente e não destrói o mal enquanto estamos aqui, pois pode destruir também os que, mesmo tendo boas intenções, ainda não perceberam que estão agindo mal. Foi o próprio Jesus que disse ao Pai antes de morrer: "Pai, perdoai-os porque não sabem o que fazem".

Muitas pessoas ficam admiradas e atônitas quando, em certa altura de suas vidas, percebem o mal que fizeram no passado. Nesse caso, a paciência para consigo mesmas é o caminho certo. Como Deus tem paciência para conosco, tenhamos paciência conosco mesmos e demo-nos uma chance de recomeçarmos um caminho novo, inspirado e abençoado por Deus.