TERÇA-31TC

TERÇA-FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM

05/11/202

São Guido Maria Conforti


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Filipenses 2,5-11

Salmo Responsorial 21(22)R- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia! 

Evangelho Lucas 14,15-24

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. 24Pois eu vos digo, nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

A primeira leitura nos mostra a humildade de Jesus, nosso Redentor. Embora Deus, se fez homem, renunciando a todas as suas “mordomias” próprias de Deus, submetendo-se a todas as contingências pelas quais um ser humano tem que passar nesta vida. 

Eu sempre comparo esse fato com a de um homem bilionário que se dispusesse a viver 33 anos num lugar onde não fosse conhecido, vivendo apenas do que  conseguisse pelo próprio trabalho, e trabalho simples, sem poder usar sua fortuna e sem poder acumular dinheiro. Jesus fez muito mais do que isso, pois aceitou morrer num “patíbulo” horroroso. Nasceu pobre, viveu pobre e morreu mais pobre ainda, não tendo nem onde poder reclinar a cabeça para morrer. 

“Deus Pai o exaltou de maneira indizível, dando-lhe inclusive como homem títulos divinos que só competiam a Javé, cujo equivalente em grego é Kyrios=o Senhor” (missal cotidiano).

Isso me leva a salientar que Isabel disse de Maria, justamente, que ela era ”‘mãe do meu Senhor”, Kyrios, ou seja, Deus verdadeiro, ao contrário do que algumas religiões dizem, ou seja, que Jesus não é Deus (Testemunhas de Jeová e Mórmons). 

Ao contrário de Jesus, muitas vezes nós queremos honra, glória e poder enquanto vivermos. E ainda temos a petulância de querer nos salvar. Não dá! Precisamos aprender a viver de modo humilde, simples, confiando plenamente em Deus, pedindo perdão sempre que pecamos, e nos esforçando, reforçados pela oração, a não mais pecar. 

No evangelho Jesus fala sobre a recusa dos convidados em participarem do banquete. É o que fazemos quando não aceitamos o convite que Jesus nos faz para ouvirmos sua palavra e praticarmos o que ele nos pediu que fizéssemos. Se ele nos pede algo, é para nossa felicidade, pois ele já é feliz e nada do que fizermos vai acrescentar nem num átimo a felicidade dele. O amor de Deus por nós é o único realmente gratuito.  Nós nunca fazemos nada gratuitamente, pois quando fazemos algum ato de caridade, por exemplo, estamos fazendo com a intenção de lucrar o céu. 

Unindo as duas leituras, eu digo que precisamos aceitar o convite de Jesus, mesmo que nos pareça difícil e custoso, e partilharmos os dons que Deus nos concedeu, com muito amor, simplicidade, paciência, misericórdia, e todas as virtudes enumeradas acima. Recusar Jesus Cristo e sua Palavra é recusar a felicidade eterna. Pensemos nisso!