SEXTA-29TC

6ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -

25/10/2024

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão.

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Efésios 4,1-6 

Salmo Responsorial 23(24)R- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 

Evangelho Lucas 12,54-59

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo, daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Este trecho de Efésios é, segundo o missal cotidiano, o início da parte “moral” da carta. A vocação a que S. Paulo se refere é a vocação à fé. Ele convida todos à humildade e à caridade, virtudes essas absolutamente necessárias para haver a unidade. Há um só Corpo e um só Espírito, um só Batismo, uma só esperança à qual fomos chamados. Essa unidade a que chama S. Paulo não exclui a pluralidade e diversidade de funções e de opiniões. “A unidade na fé e na Igreja não impõe nivelamento de opiniões e expressões”, porém é vivificada pelo espírito de caridade. Devemos sempre respeitar as ideias e expressões dos que não pensam ou agem como nós (missal cotidiano).

No evangelho Jesus pede que nos entendamos agora, enquanto estamos neste mundo, porque no outro não mais vai ter jeito. Esse trecho é tido, por muitos, como uma menção do purgatório: “de lá não sairás enquanto não pagares o último centavo”. Nós fazemos muitas coisas que não deveríamos fazer. O importante não é tanto fazer ou não fazer, mas logo que perceber o erro cometido, pedir perdão e se acertar com a pessoa que ofendemos de algum modo. Há também o sacramento da confissão, que perdoa os nossos pecados. Se morrermos em inimizade com alguém, não entraremos diretamente no céu: teremos que passar pelo purgatório. Dependendo da ofensa, se foi muito grave, se prejudicamos muito as pessoas, pode ser até que possamos ir ao inferno.

O que é mais inteligente a fazer é procurar andar no caminho certo tanto com Deus como com o próximo. Aliás, quando ofendemos o próximo, na verdade estamos ofendendo o próprio Deus, como Jesus mesmo disse.