QUINTA-28TC

5ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

17/10/202

Sto Inácio de Antioquia

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



1ª Leitura: Efésios 1,1-10 

Salmo Responsorial 97(98)R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

Evangelho Lucas 11,47-54 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca. – Palavra da salvação.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos como o exórdio da carta aos efésios mostra o “benedictus paulino” (benedictus é o cântico de Simeão ao conhecer o Menino Jesus). Diz o missal cotidiano: “Tem por motivo o benefício oculto da salvação, concedido por Deus, graças a Cristo, aos judeus e pagãos”, preparado desde antes da fundação do mundo e executado por Jesus, o Redentor da humanidade. Isso faz de Cristo o novo chefe de todo o universo criado, tanto dos homens quanto dos anjos. O intuito dessa carta é combater os erros da comunidade de Colossas, embora de maneira pacata e construtiva.

Em resumo, em Cristo nós somos libertados, nossas faltas são perdoadas, e nós devemos aproveitar essa ocasião de Graça e de perdão para recomeçarmos uma nova vida, sem pecados, com muito amor, caridade, união, misericórdia. 

No evangelho o assunto não é diferente desse: Jesus está chamando a atenção dos mestres da lei e de todos os que zelavam pela lei no sentido de que eles não ficassem apegados à letra da lei, mas usassem de misericórdia, e eles mesmos praticassem essa misericórdia. Eles eram aferrados à lei, mas cometiam crimes sem o menor escrúpulo. É isso que quer dizer “filtram um mosquito, mas engolem um camelo”. São tão rígidos quanto a certas leis, mas cometem injustiças e falta de caridade a roldão.

Isso aconteceu com o meu tio nos anos 60. Ele não tinha uma das pernas e resolveu, a muito custo, ir à igreja. Sentou-se no lugar dos congregados marianos e pediram-no para mudar de assento. Sentou-se no lugar das filhas de Maria e foi também convidado a mudar de assento. Ele simplesmente foi embora e NUNCA MAIS voltou. Morreu alguns anos depois.  Aquelas pessoas não praticaram a caridade para com ele. Talvez seguissem à risca as leis de suas associações, mas acharam melhor seguir as normas do que a caridade.