NOVENA DE NATAL 02

APRESENTAÇÃO

Pode ser feita em grupo ou em particular. Os cânticos são os escolhidos pela(s) própria(s) que está(ão) fazendo a novena. Se você for imprimi-la, faça primeiro uma cópia no seu computador e diminua o tamanho da letra, como for melhor. O teatrinho do 9º dia é opcional. Você pode fazer a celebração alternativa, se preferir.

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.


PRIMEIRO DIA

1ª Tessalonicenses 5,17.19.22

“Estais sempre alegres! Rezai sem cessar (...) Não apagueis o espírito! Afastai-vos de toda espécie de maldade! Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois, espírito, alma, corpo, seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

PARA RESPONDER

1- Como podemos “estar sempre alegres”?

2- O que você entende por “rezar sem cessar”?

3- Como se afastar da maldade? É possível ficar sem mancha alguma de pecado?

PARA REFLETIR

O papa falou aos cardeais e colaboradores da Cúria Romana, preparando-os para o Natal de 2014, sobre várias doenças, entre elas, a “doença da cara fúnebre”, ou seja, sermos “pessoas rudes e amargas, que consideram que, para ser sério, é preciso pintar o rosto de melancolia, de severidade, e tratar os outros, sobretudo os considerados inferiores, com rigidez, rudeza e arrogância. Na realidade, muitas vezes a severidade teatral e o pessimismo estéril” (O que não dá fruto) “são sintomas de insegurança de si mesmo(...). Um coração cheio de Deus é um coração feliz, que irradia e contagia com a alegria todos os que estão ao seu redor (...), pessoas amáveis, mesmo nas situações difíceis”.

Podemos, pois, estar sempre alegre, “repletos de Deus”, quando buscamos a santidade. É preciso preparar-se para o Natal com a alegria e confiança, pois Jesus nasceu para nos livrar da morte eterna. A tristeza é sinal de morte, a não ser quando é causada pelo nosso arrependimento de pecados cometidos. Mas, mesmo assim, devemos nos alegrar pelo perdão divino.

Muitas vezes sentimos tristeza porque não somos bajulados, paparicados ou engrandecidos. Às vezes temos dó de nós mesmos! É dos pobres, necessitados, doentes, injustiçados e desviados do bom caminho que devemos sentir dó! Quant o aos nossos sofrimentos, ofereçamo-los como reparação dos nossos pecados e os das outras pessoas!

Para que isso aconteça, é preciso dedicar-se um tempo diário à oração, que seja “semeado, espalhado” durante o dia todo. “Rezar sem cessar” se consegue lutando contra o pecado, mantendo-se em estado de graça, como diz Sto. Agostinho. Ele afirma que uma tal pessoa está rezando até quando faz algum trabalho. Dê uma chegadinha no nosso texto “Estudo sobre a Oração”, deste blog.

Afastar-se da maldade implica em conhecê-la, saber identificá-la, não só nos outros como em nós próprios. Tudo o que desagrada a Deus pode ser considerado maldade. Vigiar sempre, com prudência e inteligência, e orar sem cessar: essas são as armas contra a maldade, e assim não teremos mancha alguma de pecado. Rezemos pelos que praticam a maldade!

Nesta novena, estejamos nas mãos de Deus em “espírito, alma e corpo” para que Jesus possa permanecer sempre conosco!


SEGUNDO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Romanos 13,11-14 : “Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de acordar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando alcançamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas” (glutonerias, bebedeiras, orgias, imoralidades, brigas, vícios perniciosos, rivalidades) “e vistamo-nos as armas da luz”.

PARA RESPONDER

1- Você se esforça em praticar o que ensina aos outros, aos filhos?

2- Você se conhece? Aceita os seus próprios defeitos?

3- Ainda há algum traço dessas “ações das trevas” no seu dia a dia?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que muitos têm a “doença da esquizofrenia existencial”, ou seja, “criam um mundo paralelo seu, onde põem de lado tudo o que ensinam severamente aos outros e começam a viver uma vida escondida e muitas vezes dissoluta. A conversão é muito urgente e indispensável para esta gravíssima doença”.

É preciso conhecermo-nos, saber quais defeitos temos, e aceitarmo-nos como somos, pedindo a Deus que nos transforme naquilo que ele quer que sejamos (um bispo disse isso, mas não me lembro quem). Isto conseguimos não apenas pela oração em si, mas também ouvindo o que os outros dizem a nosso respeito. Depois de os ouvirmos, reflitamos imparcialmente e nos descubramos!

Muitas pessoas não têm consciência de seus próprios pecados, embora o apontem nos outros. A conversão pessoal consiste justamente nisto: tomarmos consciência de nossas faltas e defeitos e pedir a Deus e a ajuda dos irmãos para que possamos vencê-los.

Os vícios mencionados no texto nos trazem tribulações, tristezas, depressão, desânimo, desejo de morrer ou de matar (ou prejudicar) a quem nos oprime, desejo de vingança, dependência química, miséria (vende-se tudo o que se tem para sustentar os vícios), e as doenças.

Jesus veio a este mundo para nos salvar e nos dar paz, amor, bondade, perdão, hábito da oração, fraternidade, sobriedade, a pertença a uma comunidade eclesial, a luta contra as injustiças etc. Ele nos oferece um suave, um peso leve (=levar nossa cruz com alegria), tão diferente do que nos trazem os vícios e as obras das trevas (=dependência, ódio, sofrimento quando não os obtemos, roubos, prostituição, aids, doenças, depressão etc). O jugo de Jesus Cristo nos dá como prêmio a vida eterna, o paraíso.

Estamos nos preparando para o Natal, que é um tempo de luz, em que não há trevas. É um tempo de, humildemente, encontrarmos os nossos pontos fracos, as nossas atitudes que ainda estão nas trevas.


TERCEIRO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Mateus 3,2-2: Dizia João Batista: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. João foi anunciado pelo profeta Isaías que disse: Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”

PARA RESPONDER

1- O que você entende por “conversão”?

2- Como podemos “preparar o caminho do Senhor?

3- O que você entende por “endireitai suas veredas”?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que muitos têm a doença do “Alzheimer espiritual”: esquecem-se da história da Salvação, da história pessoal com o Senhor, do “primitivo amor” (Apoc. 2,4). São pessoas que “dependem completamente do seu presente, das suas paixões, caprichos e manias; que constroem em torno de si muros e costumes, tornando-se cada vez mais escravos dos ídolos que esculpiram com as próprias mãos”.

É preciso, pois, uma conversão sincera: tomar consciência dos próprios erros e mudar radicalmente de vida, a fim de caminharmos nos caminhos indicados por Jesus.

Quem se converte começa a dar bons frutos: adere a uma comunidade de Igreja, a praticar o bem, a rezar diariamente, a evitar as ocasiões de pecado e a lutar contra ele, ler diariamente a bíblia e meditá-la, aconselhar-se com alguém capacitado, buscar ajuda quando necessário para sair dos vícios ou problemas intrincados etc.

Não adianta nada andar correndo se o caminho for o errado. É melhor andar, mesmo mancando, mas no caminho certo, pois aí se chegará ao objetivo desejado (Sto. Tomás de Aquino).

Nós preparemos o caminho do Senhor primeiramente fazendo um bom exame de consciência para descobrirmos os pecados que cometemos ou o bem que deixamos de fazer. Em seguida pedir perdão dos pecados sinceramente, com propósito de não pecar mais.

Endireitar as veredas do caminho do Senhor é trabalhar com ardor na comunidade e na sociedade para acabar comas doenças, misérias, marginalização, promover os marginalizados, combater o analfabetismo, a ignorância religiosa, acabar com as brigas, discussões, violência, vinganças, mau-humor, tristeza egoísta, ganância, inveja, vícios, e tudo o que desagrada a Deus.

João Batista prepara não o nascimento, mas a acolhida de Jesus. Não adianta nada se eu comemorar o Natal, mas não acolher o que Jesus ensinou nos três anos de vida pública e passar o restante da vida para pô-lo em prática.


QUARTO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

1ª Tessalonicenses 3,12-13: “ O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”.

PARA RESPONDER

1- Como você entende o amor aos inimigos?

2- O que significa ter uma “santidade sem defeito”?

3- Você está preparado (a) para o seu julgamento após a morte? Por que?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que há também a “doença da indiferença para com os outros, quando cada um só pensa em si mesmo e perde a sinceridade e o calor das relação humanas (...). Quando, por ciúmes ou por astúcia, sente alegria ao ver o outro cair, em vez de levantá-lo e encorajá-lo”.

Não basta amar os próprios familiares. É preciso amar a todos os demais, inclusive os inimigos. Entretanto, há diferença entre amar e gostar. Nós não precisamos gostar de nossos inimigos, mas precisamos trata-los bem, como a seres humanos. “Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer (...).Estarás como que juntando brasas (de remorso, de arrependimento) sobre a cabeça dele”(Romanos 12,20).

Jesus nunca disse: “não tenhais inimigos”. Se os temos, é sinal de que não gostamos deles (Veja no blog “amar ou gostar”?)

Há alguns que não amam nem a família. Na semana passada ouvi um jovem dizer: “ Não sei onde está a minha mãe e nem quero saber. Quero que ela se dane e nunca apareça!” Eu tremi de indignação quando ouvi isso, e rezei por ele. Não pude falar nada, devido à circunstância em que nos encontrávamos.

“Santidade sem defeito” é a que não é fingida. Muitos se fazem de santos para que os outros pensem que são santos. É apenas externa.

Santidade sem defeito implica sinceridade no amor a Deus e aos irmãos, e a luta para não pecar mesmo quando a sós. É estar sempre a serviço. Quantos conseguem nos enganar e um dia a “casa deles cai”!

Quanto ao julgamento após a morte, penso que ninguém está verdadeiramente preparado (a), mas a notícia boa é que se morrermos lutando contra o pecado, vamos receber o prêmio dos santos. Ainda temos um tempo, mesmo curto, para nos arrepender. Se você está fazendo esta novena, é porque ainda tem tempo!

O que não podemos é cair na tibieza, sermos “água-morna”, pois Jesus disse que gente água morna, ele vai vomitar de sua boca (Apocalipse 3,6).


QUINTO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Filipenses 4,5-7: “Que a vossa bondade seja conhecida por todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em oração e súplica acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus”.

PARA RESPONDER

1- Por que Jesus censurou Marta em Lucas 10,38-42?

2- Como é que Marta prepararia o Natal? E Maria, sua irmã?

3- No texto lido, a paz de Deus provém do quê?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 para nos livrarmos da “doença do martismo” (agir como Marta em Lucas 10,38-42, ou seja, na atividade, mas sem a oração). É a “doença” “da atividade excessiva, ou seja, daqueles que mergulham no trabalho, deixando de lado inevitavelmente a “melhor parte”: sentar-se aos pés de Jesus. Por isso, Jesus convidou os seus discípulos a “descansar um pouco” (Marcos 6,31), porque descuidar do descanso necessário leva ao estresse e à agitação (...). Passar algum tempo com os familiares e respeitar as férias como momentos de recarga espiritual e física”.

No salmo 126 (127) lemos: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalharão os construtores”. Nosso trabalho é inútil sem a graça de Deus! E esta, nós só a obtemos no momento de contato com ele na oração.

“Não vos inquieteis com coisa alguma” diz o texto de hoje. Quem coloca toda a sua atividade nas mãos do Senhor, não precisa se inquietar.

O Cardeal Van Thuan ficou preso por 13 nos no Vietnã, sendo 9 só de solitária (leia no site Vivendo Nazaré o resumo do livro que ele escreveu na prisão). Ao ficar desesperado, na semana de sua prisão, por tantas obras sociais que deixara, começou a se perguntar como ficariam, quem tomaria conta delas. Após uma semana, teve uma inspiração e disse, com coragem: “Eu escolhi Deus, e não as suas obras” E a partir dali dedicou-se à única coisa que podia fazer na solitária: a contemplação. Teve oportunidade também de convencer alguns guardas sobre a fé católica e conseguiu um litro de vinho, que passou por remédio de estômago. Celebrava a Missa na palma da mão, usando uma gota de vinho e duas de água...

Marta prepararia o Natal como muitos hoje em dia, pensando no que iriam comer e nos presentes. Maria, sua irmã, faria a novena do Natal e prepararia seu espírito para essa data tão importante: o nascimento do homem-Deus que nos salvou.

A paz, a quietude, provém da oração confiante, em que colocamos tudo nas mãos de Deus, como diz o texto de hoje. A oração constante, confiante e perseverante e a misericórdia são as bases para termos a paz de Deus, que “ultrapassa todo o entendimento”.


SEXTO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Filipenses 3,20-21: “Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas”

PARA RESPONDER

1- Você tem consciência de que esta vida passa e vamos morrer? Como se sente ao pensar nisso?

2- Nas frase: “Se não vigiarmos, poderemos cair mais baixo do que os pecadores que criticamos” – é verdadeira ou falsa? Por quê?

3- “Nós somos cidadãos do céu”- explique o que você pensa.

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que muitos têm a “doença de se sentir imortal, com as características: sentir-se “imortal”, “imune”, “indispensável”, sem praticar a autocrítica, sem se atualizar, sem procurar melhorar, sentir-se superior a todos e não ao serviço de todos, achar-se um dos “eleitos”, narcisismo que se apaixona pela própria imagem e não vê a imagem de Deus gravada no rosto dos outros, especialmente dos mais frágeis e necessitados (...). É a doença do rico insensato do evangelho que pensava viver eternamente (Lucas 12,13-21), mas morreu no mesmo dia(...) O antídoto para esta epidemia é a graça de nos sentirmos pecadores e dizer de todo o coração: “Somos servos inúteis, fizemos o que deveríamos fazer” (Lucas 17,10)”.

São Paulo nos diz que a felicidade celeste não tem como ser mostrada na linguagem humana e que vale a pena tudo o que sofremos tendo em vista sermos um dia “cidadãos do céu”.

Esta vida vai passar, mas a do céu é eterna! E todos somos chamados a viver no céu. Pertencemos ao céu e não à terra. Estamos aqui apenas de passagem! Vale a pena vivermos nossos 80 ou 90 anos de nossa vida na graça de Deus, para entrarmos nos bilhões de trilhões de trilhões de anos que vamos viver no céu, ou seja, eternamente?


SÉTIMO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Filipenses2,14-15: “Fazei tudo sem murmurações nem discussões, para serdes irrepreensíveis e íntegros”. vv 3-4: “Não façais nada por ambição, nem por vaidade, mas com humildade”. Em 1ª Cor 13,4: “A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor, não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade, suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo”.

PARA RESPONDER

1- O que é ser humilde?

2- Por que as pessoas falam mal das outras e até as caluniam?

3- O que você entende por “bisbilhotice, murmuração, crítica?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que há também a “doença” da vanglória, da bisbilhotice, das murmurações e das críticas. “Começa de forma simples, talvez por duas bisbilhotices apenas, e acaba por apoderar-se da pessoa, fazendo dela uma “semeadora de cizânia” (como satanás) e, em muitos casos, homicida a sangue frio da fama dos próprios colegas e confrades. É a doença das pessoas velhacas que, não tendo coragem de dizer diretamente, falam pelas costas”.

Há também a “doença da rivalidade, da vanglória. Quando a aparência, as cores das vestes e as insígnias de honra se tornam o objetivo primário da vida (...). É a doença que leva as pessoas a serem falsas e a viverem um falso “misticismo” e um falso “quietismo” (...) São presos às coisas da terra, diz S. Paulo (Fil 3,18-19).

Só conseguimos ser humildes se nos conhecemos e aceitarmos nossas limitações plenamente, não nos envergonhando de sermos o que somos. O humilde nunca mente para se mostrar que não é. Quando não podemos falar sobre determinado assunto, por ser muito particular, limitemo-nos a dizer: “Não posso (ou não quero) falar sobre isso”. Mas não minta!

As pessoas falam mal dos outros para chamarem a atração para si próprias. Quando eu falo, por exemplo, que minha vizinha varre mal sua área, eu estou querendo realmente dizer que eu varro bem a minha!

A bisbilhotice é xeretear a vida dos outros sem motivo ou por motivos fúteis; a murmuração é estar sempre reclamando de tudo e de todos; a crítica é apontar a(s) falha(s) alheias.

A crítica construtiva é sempre bem vinda, principalmente se a pessoa criticada é seu (sua) subordinado (a), e sempre deve ser feita com muita caridade, educação, humildade, e na presença da pessoa, nunca pelas costas. Eu me arrependo muito de não ter feito isso que agora lhes digo, na minha juventude. Eu era um “cavalo” para lidar com certos (as) paroquianos (as).

Vanglória é gabar-se das coisas que fazemos bem, sem lembrar-se de que é Deus quem nos dá a oportunidade de realizá-las. É usar a autoridade ou as próprias virtudes para engrandecer-se, dominar, humilhar os outros. Daí vem o “falso misticismo” e o falso ascetismo” de que o papa fala: mostramos um modo falso de viver a religião. Jesus é humilde e só acolhe os humildes, ou seja, os (as) que procuram estar sempre a serviço, tratando todos como se fossem superiores a eles (as).

O humilde sempre sabe qual é o seu lugar na vida, na comunidade, na história, e sabe que isso lhe vem de Deus e não de suas próprias forças. “Sem Deus, a criatura se reduz a nada”, diz um documento do Concílio.

Cabe ainda sempre lembrar Mateus 7,1-5; “Não julgueis para não serdes julgados!”


OITAVO DIA

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL: Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Lucas 1,39-45: “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidde da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel”.

PARA RESPONDER

1- Maria planejou esse encontro com Isabel? Por quê?

2- Você planeja pouco ou muito suas atividades?

3- Planejar demais pode ou não impedir a ação do Espírito Santo?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que devemos evitar “A doença da planificação excessiva e do funcionalismo(...) É necessário preparar tudo bem, mas sem nunca cair na tentação de querer conter e pilotar a liberdade do Espírito Santo, que sempre permanece maior e mais generosa do que toda a planificação humana: “O Espírito sopra onde quer” (João 3,8).

S. Paulo disse que a sua pregação mais planejada foi também a mais fracassada, a de Atenas (Atos 17,23). Planejar muito impede a ação do Espírito Santo porque ele respeita nossa liberdade e não age até que lhe peçamos. Todos os que fomos batizados temos o Espírito Santo, mas Ele só interfere emm nossas ações quando permitimos que entre em ação.

O chamado “Batismo no Espírito Santo, que alguns grupos insistem que façamos, fora do nosso batismo, não é mais do que permitirmos que ele aja, que ele tome posse de nossa vida.

Maria foi à casa de Isabel por uma inspiração momentânea causada pelo anúncio do anjo sobre a gravidez de Isabel e, portanto, não planejou a visita. Aliás, ela não planejou nada em sua vida. Apenas colocou-se diante do Senhor, pedindo que sempre se fizesse a vontade de Deus em sua vida.

Planejar demais impede a ação do Espírito Santo pelo simples fato de não deixarmos um espaço para Ele agir, além do fato de que Ele não vai interferir em nosso planejamento, se nós não pedimos sua ajuda para faz


NONO DIA –

CELEBRAÇÃO – HÁ A OPÇÃO DO TEATRINHO DE NATAL, NESTE BLOG MESMO. O grupo poderá ser criativo e preparar uma celebração diferente desta, se quiser.

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

COORDENADOR-

Estamos encerrando esta nove3na de Natal. Gostaríamos de colocar no coração de todos a mensagem de amor trazida por Jesus. Ele, Deus com o Pai e o Espírito Santo, viveu entre nós como homem, sem nunca ter deixado de ser Deus eterno e todo-poderoso. Limitou-se às atividades humanas, fazendo tudo do modo mais difícil, ensinando-nos que a oração, o trabalho e a fraternidade devem ser a base de nossa vida.

Ele ocupou um lugar que ninguém nunca poderá usurpar: o último entre todos. Morreu numa cruz, entregando livremente sua vida, pois “ninguém poderia tirá-la” (João 10,18). A qualquer momento ele poderia livrar-se da morte. Se fizesse isso, não nos teria salvo, pois não teria sido obediente ao Pai como ser humano.

Olhando com amor e piedade para o presépio, vamos ouvir o que aconteceu naquele primeiro Natal;

Lucas 2,1-19 (todos em pé)

“E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração”.

(sentados)

Comentarista:

O que é o Natal para cada um de nós?

(As pessoas falam e ele escreve algumas palavras num quadro ou cartolina, de modo resumido. Quando terminarem, ele ou alguém capacitado comenta as expostas e salienta as que estiverem de modo mais verdadeiro com o nascimento de Jesus. Se houver alguma dificuldade de fazer isso, ele simplesmente ouve as respostas e fala, no final das respostas, o que segue:)

As respostas dadas provêm do modo como nós vivemos o Natal. Podemos dizer mais o que o Natal não é do que ele é:

1- O Natal não é uma festa pagã, embora esteja paganizada com a investida do comércio no Papai Noel. Por mais estranho que seja, o papai Noel (Santa Claus em inglês) se origina do bispo São Nicolau, que morreu aos 06 de dezembro, data em que se dá presentes de Natal em sua cidade Natal. O báculo usado por ele tornou-se um bastão, que depois desapareceu. A mitra (aquele chapéu de dois bicos que o bispo põe) transformou-se num gorro vermelho, também substituindo o solidéu (ou quipá). A única coisa que permaneceu foi a cor vermelha da roupa usada pelos bispos da época.

2-O Natal não é uma festa de comes e bebes apenas, mas de confraternização da família, que pode se encontrar não só se limitando à comida e bebida, mas com um momento de oração comum. Será que isso é tão difícil de ser realizado?

3- O Natal não é uma festa de troca de presentes apenas, mas da troca do que temos de mais valioso: o nosso coração, o nosso amor, a nossa atenção.

4- O Natal não é momento para se resolver brigas antigas, tiradas do baú, mas sim um momento de perdão mútuo, em que todas as mágoas e desejos de vingança deverão, como em Miquéias 7,19, ser jogados no mais fundo do mar. Quantas lágrimas não ocorreram no Natal com muitas famílias! Que desperdício!

5- O Natal não é só um tempo em que a gente aproveita os feriados ligados para viajar e deixar a família sozinha em casa. Quantos desses que viajam, mesmo com suas famílias, quer nas praias, quer nas chácaras ou cidades turísticas, lembram-se de celebrar o nascimento de Jesus com um momento de leitura bíblica e oração?

Finalmente, desejo lembrar que o Natal, para muitas pessoas, é uma festa em que o aniversariante, Jesus, não é nem lembrado!

No Natal deveríamos fazer nosso propósito de amar mais os mais necessitados, trabalhar mais para um mundo melhor, mais irmão, mais cristão, com nenhuma miséria!

ORAÇÃO FINAL

Um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, um Glória ao Pai, o abraço da paz, o canto Noite Feliz e uma pequena confraternização preparada anteriormente.

CELEBRAÇÃO ALTERNATIVA:

VEJA O NOSSO TEATRINHO DE NATAL QUE PREPAREI, SE VOCÊS SE INTERESSAREM. É SOBRE A RECICLAGEM