SEXTA-26TC

6ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

04/10/2024

São Francisco de Assis

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Jó 38,1.12-21;40,3-5

Salmo Responsorial 138(139)-R- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!!

 Evangelho Lucas 10,13-16

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Deus responde às perguntas de Jó com outras perguntas, mostrando toda a sua onipotência. Jó fica em silêncio, não ousa retrucar e reconhece a magnificência do poder divino. O silêncio é sabedoria e contemplação, diz o missal cotidiano. Devemos aceitar o mistério que envolve muitos de nossos conhecimentos. Deus nos criou e sabe exatamente por que tudo foi feito e conhece-nos “por dentro”, conhece o mais íntimo de nossos pensamentos. Se confiarmos nele, Ele poderá nos ajudar a crescer em santidade, para podermos, um dia, participar de sua eterna felicidade. Enquanto isso não acontece, tenhamos confiança nele, mesmo que não entendamos muitos acontecimentos.

No evangelho Jesus nos mostra que devemos ouvir e atender à sua palavra, transmitida pelo evangelho e, em sucessão aos apóstolos, pela Igreja. Se nós ouvirmos a palavra de Deus e a obedecermos, teremos tudo para sermos felizes, abençoados por Deus, paparicados por Ele. A felicidade eterna depende de nossa obediência. Fazer pouco caso do que Jesus ensinou é zombar de Deus, e isso nos impede a salvação eterna. Se somos fracos e não estamos conseguindo, falemos isso a Deus e peçamos-lhe força e coragem.

Nosso sucesso depende quase que exclusivamente de Deus. Nossa parte é estar à sua disposição e acatar as suas ordens. O resto ele faz.