QUARTA-5TC

4ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

07/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Reis 10,1-10

Salmo  36(37) R- O justo tem nos lábios o que é sábio.

Evangelho de Marcos 7,14-23


Naquele tempo: 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: 'Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para o fossa?' Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: 'O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intençðes, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambiçðes desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.' Palavra da Salvação.


Comentário:

Na primeira leitura temos a visita da rainha de Sabá a Salomão, talvez movida por interesses comerciais.

A sabedoria de Salomão e sua riqueza deixaram a rainha “pasmada” e a bendizer a Deus, que não era o qual ela adorava: “Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel”.

Sabemos hoje que, mesmo sem tomar conhecimento disso, ela poderia, também, estar adorando o nosso Deus, ao adorar os seus deuses nacionais. Eles não existiam, e, ao adorar um deus desses, ela também estaria adorando o nosso Deus.

No Evangelho, Jesus lembra que as leis têm por objetivo nos orientar, mas não nos escravizar. Se elas estão escravizando ou impedindo que façamos o bem, então perderam sua razão de ser.