QUINTA-15TC

5ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

18/07/2024


 

1ª Leitura: Isaías 26, 7-9.12.16-19

Salmo Responsorial 101 (102) O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho Mateus 11,28-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

 

COMENTÁRIO:

A primeira leitura é uma bela oração que reúne vários temas da pregação profética. Os versículos 1 a 6 são um cântico de louvor a Deus por sua vitória sobre os inimigos de Israel. Os versículos 7 a 9 mostram em que consiste a justiça: é a constante procura de Deus, que se manifesta em suas intervenções em favor dos fiéis, é a alegre recordação da proteção divina experimentada no passado, é o reconhecimento da ação divina na história. Os ímpios não conseguem ver isso. Israel soube ver uma punição que não o afastou, mas sim o reaproximou de Deus. Por isso espera agora que a vida da nação volte a florescer por vontade de Deus. Os orgulhosos perseguidores de Israel desaparecerão. (Todo este texto da primeira leitura foi tirado do Missal cotidiano).

No evangelho Jesus se mostra manso e humilde de coração e nos pede que aprendamos com ele a sermos assim também. Termina pedindo que tomemos sobre nós seu fardo, seu jugo, porque segui-lo será muito fácil, pois teremos sua proteção, sua força e seu consolo.

Quem é vaidoso, orgulhoso, arrogante etc., não dá muito valor a Jesus nem à sua ajuda. Quem é humilde sabe que precisa dele para viver. Aí está o segredo do êxito dos humildes: vencem não pelas suas próprias forças, mas com a força e o exército que Deus lhes envia. Ser humilde e se colocar sob a proteção de Deus é a coisa mais inteligente que podemos fazer.