SÁBADO-11TC

SÁBADO DA 11ª SEMANA COMUM 

22/06/2024

São Paulino de Nola

  

Primeira Leitura: 2 Crônicas 24,17-25 

Salmo Responsorial 88(89) R- Guardarei eternamente para ele a minha graça! 

Evangelho: Mateus 6,24-34 

24      Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! 25  “Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? 26Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? 27 Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? 28          E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. 29        No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. 30        Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? 31 Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ 32    Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. 33  Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.

 

COMENTÁRIO:

 

Na primeira leitura vemos a continuação da história de ontem: Joiada morreu e os chefes de Judá foram prostrar-se diante do rei Joás, que se deixou levar por eles. Os chefes de Judá abandonaram o Senhor e caíram na idolatria. O Senhor mandou-lhes profetas, mas não lhes ouviram. Zacarias, filho do sacerdote Joiada, enfrentou-os e falou-lhes a verdade, intimou-os a voltarem ao Senhor. Em resposta eles mataram Zacarias e como consequência um ano depois o exército da Síria invadiu Judá, matou os chefes do povo. Deus havia entregado o povo, cujo exército era muito maior, nas mãos dos dominadores sírios, que tinha apenas poucos homens, porque Judá o havia abandonado.


Moral da história: se permanecermos fiéis a Deus, nunca perderemos, mesmo que cheguemos a morrer. Sempre seremos acolhidos por Ele.

 

 No Evangelho, Jesus nos pede para não nos preocuparmos em demasia com as coisas com o que vestiremos ou comeremos. Não se trata de ficarmos esperando a ajuda de Deus de modo passivo, mas sim, trabalharmos sempre de modo tranquilo, sabendo que nunca nos faltará nada se orarmos continuamente, procurarmos seguir o Evangelho, sermos caridosos, vigiarmos sempre para não cairmos em pecado. 

É incrível como é verdadeira a ideia que aprendemos com nossos avós, de que se ajudarmos os outros nunca nos faltará nada. Isso é comprovado. Quem ajuda os outros dificilmente passará necessidade. É certo que devemos prover o futuro, cuidar para que os filhos estudem, tenham um bom futuro etc., mas devemos fazer isso sem desespero, sem medo, com muita confiança na providência divina.