SÁBADO- 12TC

SÁBADO DA 12ª SEMANA COMUM

29/06/2024

 TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Lamentações 2,2.10-14.18-19

Salmo Responsorial 73(74)R-Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres!

Evangelho: Mateus 8,5-17

 

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: 6 “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. 7 Ele respondeu: “Vou curá- lo”. 8 O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. 9 Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. 10 Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. 11 Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Ja có,  12 enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. 13 Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora, o criado ficou curado. 14 Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. 15 Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. 16 Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. 17 Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

 

COMENTÁRIO:

O livro das Lamentações nos leva ao lugar do exílio de Israel, lugar de desolação, fruto da escuta aos falsos profetas e do afastamento do culto ao verdadeiro Deus. Diz o missal cotidiano que a escuta dos verdadeiros profetas, o arrependimento sincero e a pronta volta a Deus na oração permanecem a única esperança de uma fecunda aliança com Deus, cujo amor é generoso e sem arrependimento" (vers. 18 e 19).

Nós não somos diferentes desses israelitas. Ouvimos muitos falsos profetas presentes na televisão, jornais, livros, filmes, costumes infundidos no povo. Por exemplo, quantas coisas erradas se apreende numa novela! Quantos conceitos egoístas e individualistas, sem contar falsas doutrinas e conceitos! E muitas vezes os telespectadores nem se apercebem disso.

No evangelho Jesus elogia o centurião, que nem era pertencente ao povo de Deus, e admoestou as pessoas do povo que não se convertiam às suas palavras. Não temos muitas escolhas; só duas: acreditar ou não em Jesus. Se acreditarmos nele, confiarmos nele, tudo será resolvido a contento.

Depois Jesus curou a sogra de Pedro, que, doente, estava afastada do trabalho e da sociedade, como era costume no tempo: os doentes eram considerados impuros. Jesus a curou e ela passou a servi-los, voltou à convivência. Conosco também deve ser assim: se reconhecermos os nossos pecados, Jesus nos perdoa e nós poderemos voltar à comunidade e a fazer parte do povo de Deus que se dirige ao paraíso.