QUARTA-25TC

4ª FEIRA DA 25ª SEMANA COMUM

 25/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Provérbios 30,5-9 

Salmo Responsorial Salmo 118(119) - R- Vossa palavra é uma luz para os meus passos! 

Evangelho de Lucas 9,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus convocou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças 2e enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a boa-nova e fazendo curas em todos os lugares. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos mais uma série de provérbios: não acrescentar nada (nem tirar) da palavra de Deus. Duas coisas ele pede a Deus: afastar dele a falsidade e a mentira e não lhe dar nem riqueza e nem pobreza, apenas o necessário para a vida. 

Nós também devemos estar atentos para não nos apegarmos aos bens terrenos e não nos preocuparmos em demasia com eles. Muitos deixam totalmente a vida cristã por causa dos bens materiais. A riqueza nos torna autossuficientes e com isso paramos de nos contatar com Deus.  

No evangelho vemos como a liberdade em relação aos bens materiais nos facilita o contato com Deus e com o próximo. Quanto mais apegados aos bens, ao dinheiro, mais dificuldade encontramos para nos relacionar com Deus e com o próximo. Quando necessitamos das coisas, temos maior facilidade de ouvir o que Deus nos tem a dizer e a submissão suficiente para lhe pedirmos aquilo de que necessitamos. Isso gera um relacionamento amoroso entre nós filhos, e Deus, Pai.