QUARTA-13TC

SÃO TOMÉ APÓSTOLO

03/07/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura Efésios 2,19-22 

Salmo 116(117)R- Ide por todo mundo, a todos pregai o Evangelho 

Evangelho João 20,24-29 

 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, São Paulo fala: “Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal”. Ou seja, a Igreja a que pertencemos não está suspensa no ar, sem alicerces, mas está, sim, alicerçada e bem firme nas pessoas dos Apóstolos, e a pedra principal do alicerce é Jesus Cristo. Nada nem ninguém poderá destruir a Igreja, a não ser que Deus o permita. E sabemos que Jesus prometeu que “As portas do inferno não prevalecerão sobre ela”.

No evangelho vemos o relato da falta de fé de Tomé, que quis ver para crer, para nossa alegria, pois Jesus se mostrou não apenas a ele, mas de certa forma a todos nós como o Ressuscitado. 

A fé não é um sentimento. É uma atitude do espírito. Nós não precisamos sentir nada. Apenas crer. A Santa Teresa de Calcutá escreveu, num diário que foi só mais tarde descoberto, que ela nunca sentiu êxtase algum em suas orações. Ela rezou sempre baseada na fé. Muitas pessoas, principalmente atualmente, se baseiam muito no sentimentalismo e em “visões” para incrementarem a sua fé. Ora, se estamos vendo ou sentindo, já não é preciso mais ter fé.

Jesus falou: “Vocês acreditaram porque viram. Felizes os que vão acreditar sem ter visto”. Acho que nós estamos incluídos nesses últimos. É preciso simplesmente crer, sem esperar visões ou sentimentos. Só creia, reze e espere. O resto Deus faz.