SEGUNDA-15TC

2ª FEIRA DA 15 ª SEMANA COMUM

15/07/2024

São Boaventura

 

1ª Leitura: Isaías 1,10-17

Salmo Responsorial 49(50)R- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 

Evangelho Mateus 10,34-11,1

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos que a oração que fazemos, a oferta que fazemos a Deus, só terá efeito se temos o coração puro. Se não deixarmos o pecado, se estamos arraigados nos nossos vícios e manias, principalmente nos que desagradam a Deus, nossas orações  vão ser infrutíferas. É como no sítio, na festa do padroeiro, em que alguns sitiantes oferecem para o leilão apenas os animais estropiados, inutilizados por algum defeito ou acidente. É preciso oferecer o melhor que temos, e isso também é verdadeiro no que ser refere à oração. Deus sempre ouve, de um modo ou de outro, os que vão a ele com sinceridade de coração, com o desejo sincero de conversão.

 

No evangelho Jesus dá várias orientações. Podemos resumir dizendo que devemos preferir Cristo a tudo o mais, mesmo parentes e amigos. E nos dá um modo de encontrá-lo sempre, quando ajudamos os pobres e pequeninos necessitados. Lembremo-nos sempre de que mesmo uma pessoa rica, quando está abandonada, doente, com problemas aparentemente insolúveis, também é uma pessoa necessitada e ajudá-la nessa ocasião é o mesmo que encontrar Jesus Cristo.