QUARTA-21TC

4ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

28/08/2024 

Sto. Agostinho  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: 2 Tessalonissenses 3,6-10.16-18 

Salmo Responsorial 127(128)R-Felizes todos os que respeitam o Senhor!

Evangelho Mateus 23,27-32

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós, por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!” – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala sobre os que não faziam coisa alguma, por acharem que o mundo iria acabar logo: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer”. E ele dá o próprio exemplo: mesmo podendo viver com o auxílio da comunidade, por ser pregador e missionário, ele buscava no trabalho o seu sustento: “bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade”. A espera da vinda do Senhor não é desculpa para ninguém deixar os esforços da vida profissional, eclesial e política.

Atualmente há uma onda de fake News sobre catástrofes e sobre o fim do mundo. Sosseguem! O fim do mundo não vai ser agora. Todos nós vamos morrer antes do fim do mundo. Estejamos sempre preparados, que venceremos o medo.

Pregar o evangelho até que é fácil. O difícil é praticar o que se prega, ou seja, pregá-lo não apenas com as palavras, mas com a vida. O Beato Carlos de Foucauld depois da conversão sempre procurou fazer isso. Ele dizia que é preciso “gritar”, e não apenas proclamar “o evangelho com a vida”, e não apenas com as palavras.

Jesus continua a colocar em público o problema dos mestres da lei e dos fariseus: eles são hipócritas, no sentido de que fazem túmulos bonitos e bem pintados por fora para os profetas que os próprios antecessores deles mataram. Como um sepulcro contém coisa podre por dentro, embora seja bonito por fora, assim eram eles: “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”, como dizia nossos avós.

É preciso que nosso falar seja tão santo quanto nosso agir. Se alguma vez não fizemos isso no passado, que agora o façamos: sejamos um só, sem nenhuma máscara, sem nenhuma hipocrisia. Sempre é tempo de recomeçar a vida.