SEXTA-13TC

6ª FEIRA DA 13ª SEMANA COMUM

05/07/2024

Sto. Antônio Maria Zacaria

 

1ª Leitura: Amós 8,4-6.9-12

Salmo Responsorial 118 (119) R- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus!

Evangelho Mateus 9,9-13

Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse- lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. 10Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” 12 Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. 13 Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.

 

Comentário:

Amós, na primeira leitura, fala que é insensato o homem que busca lucros fáceis em detrimento de outros. A insensatez está em que os que só pensam em dinheiro e em bem-estar à custa de outros, vão ficar frustrados porque a vida termina logo e a eternidade nos espera. Se chegarmos lá de mãos vazias, não gozaremos a eternidade feliz que tanto Deus quer nos dar. 


É por causa desses desmandos humanos que as coisas más acontecem aos seres humanos. Mesmo as intempéries e catástrofes da natureza as secas, a fome, seriam exterminadas se os seres humanos buscassem mais a Deus. Atualmente nós vivemos num mundo que ser se bastar a si mesmo, que não busca a ajuda divina. Vamos ver até quando conseguiremos. Ainda bem que há muitas pessoas rezando e procurando viver uma vida santa. O bem que as orações e as boas ações que essas pessoas fazem estão amainando um pouco os acontecimentos. Mas o assunto é sério. É preciso que nos convertamos.

 

No evangelho vemos o chamado de Mateus para ser apóstolo, seguido de uma crítica feita pelos fariseus que criticavam Jesus por estar comendo com os publicanos. Jesus lhes responde que são os doentes que precisam de médico, e não os sãos. Os fariseus, de certa forma, eram os que mais precisavam de Jesus, no caso aí da comparação, do “médico”, mas o problema é que eles não achavam isso. Eles se achavam santos e puros, predestinados à glória celeste, e achavam que os publicanos até já estavam perdidos para sempre. Jesus mostra que sempre que há conversão e arrependimento, há esperança e salvação.