SEGUNDA-16TC

SANTA MARIA MADALENA

22/07/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Cânticos 3,1-4 ou

 2Coríntios 5,14-17 

Salmo Responsorial 62 (63) A Minh'alma tem sede de vós, ó Senhor! 

Evangelho João 20,1.11-18 

 

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.  2 Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 11 Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. 12 Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo”. 16 Então, Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabûni!” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe tinha dito.

COMENTÁRIO:

Maria, que viera de Magdala, da Galileia, foi curada por Jesus (Lucas 8,2) e a partir daí dedicou-se a seu serviço. Compareceu ao sepultamento do corpo do Senhor e foi a primeira a reconhecê-lo após a Ressurreição. Ela não é mais identificada com a pecadora convertida por Jesus na casa do fariseu em Lucas 7,36-50, nem com Maria, irmã de Marta e Lázaro. A Igreja oriental sempre as considerou e as venerou como pessoas diferentes. Atualmente é destacado o fato dela ter sido a primeira testemunha da ressurreição de Cristo junto aos irmãos e, o que é de se notar, foi enviada a eles pelo próprio Jesus (Jo 20,1).

A primeira leitura, se for escolhida a do Cânticos dos Cânticos, mostra  uma declaração de preocupação da noiva, por não encontrar o noivo. É o que ocorreu com Maria Madalena, ao encontrar o sepulcro vazio: "Onde o puseram"?

Se for escolhida a leitura de 2 Coríntios, temos a confirmação de que, pelo Batismo, somos uma criatura nova, tenha sido qual fosse nossa vida anterior. Na Igreja Católica, depois do Batismo temos o recurso do Sacramento da Confissão, a fim de recomeçarmos nossa vida. Temos apenas o tempo desta vida para escolhermos entre Deus e o pecado. Maria Madalena escolheu Deus e teve a graça de ter correspondido plenamente com seu amor o amor com que Deus a chamou ao serviço de seu Filho Jesus.

Procuremos, como Maria Madalena, a reconciliação com Deus enquanto ainda temos tempo de fazer isso. Que coisa maravilhosa podermos falar com Deus na hora em que bem quisermos! Quem vai para o inferno não vai mais poder fazer isso. Lá não haverá mais escolha. As escolhas só podem ser feitas aqui e agora. Digo isso porque qualquer um de nós poderá morrer agora, sem ter tempo sequer para rezar uma Ave-Maria. Ainda mais com o coronavírus rondando por aí....