SEGUNDA-17TC

SANTOS: MARTA, MARIA E LÁZARO.  

29/07/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1João 4,7-16 

Salmo Responsorial 33 (34) Bendirei o Senhor Deus em todo tempo.

Evangelho João 11,19-27 ou Lucas 10, 38-42 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. – Palavra da salvação.

Comentário: 

A Igreja sanou uma grande injustiça ao colocar os três irmãos numa festa só. Até agora Marta vinha sendo comemorada sozinha. Maria era confundida com Maria Madalena, e não tinha uma comemoração própria. Os três irmãos acolheram Jesus, cada um com seu próprio carisma, como acontece com nós todos: missionários, monges, eremitas, cristãos leigos...

Na primeira leitura lemos que ninguém jamais viu a Deus e que, se nos amarmos uns aos outros, Deus permanecerá conosco e seu amor será plenamente realizado entre nós.

Isso, de certo modo, justifica a ação de Marta, de ter ficado “batendo panelas” enquanto Maria, sua irmã, ouvia o Senhor. Ou seja: ao se colocar no serviço de servir, receber, acolher as pessoas, na verdade Marta está recebendo e acolhendo Jesus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanecerá conosco, estaremos aos pés de Jesus como Maria esteve. 

De que adiantaria Maria, a irmã de Marta, estar ouvindo Jesus se, por exemplo, ela não tratasse bem aos demais? Ou não fizesse nada pelos outros? Vale a pena você ir à igreja, rezar, estudar a Palavra, mas apenas se você também ao mesmo tempo está unido(a) às pessoas necessitadas. Quem está sempre “aos pés de Jesus” mas não o ouve de verdade, na verdade está bem distante dele e não  o está levando a sério. 

Falo isso pensando em tantas pessoas que não saem da igreja mas se apossam daquele trabalho e cometem inúmeros pecados contra a caridade para se conservarem em “seus postos”. É incrível o número de injustiças que se comete nesse campo! 

Quanto a Lázaro, irmão delas, diz a Wikipédia que o mais provável é que foi muito perseguido e teve que se esconder em Chipre, na cidade então chamada de Cítio, atualmente Lámaca, encontrando-se com São Paulo, tendo vivido mais 30 anos e morrido de velhice. Seus restos mortais estão nessa cidade. Outras tradições dizem que ele teria sido o primeiro bispo de Marselha. Essa versão, porém, é contestada por historiadores. 

O importante, para nós, é sabermos que servir a Deus implica nas duas coisas: a oração, em que se inclui a contemplação e a escuta da Palavra de Deus, como estava fazendo Maria, e a ação, o apostolado no mundo de hoje, a exemplo de Marta. Diz o título de um livro antigo: "Um pouco de Marta, um pouco de Maria", para significar que não devemos ser exclusivamente contemplativos nem exclusivamente ativos. A ação, sem a oração, se reduz a nada. A oração, sem a ação, acaba se tornando estéril...