SEGUNDA-12TC

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, SOLENIDADE 

24/06/2024 


Primeira Leitura: Isaías 49, 1-6 

Salmo Responsorial-138(139)R- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! 

Segunda Leitura: Atos 13,22-26 

Evangelho: Lucas 1, 57-66.80 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Hoje se comemora São João Batista, o único lembrado duas vezes ao ano (nascimento e martírio) além de São Pedro e São Paulo. 

Na primeira leitura Isaías fala de sua vocação. Na segunda leitura e no evangelho vemos a vocação de João Batista, que foi chamado por Deus a anunciar o Salvador da humanidade. 

Se refletirmos bem, todos nós recebemos essa mesma vocação de São João Batista: todos nós temos que anunciar Jesus Cristo à humanidade. 

De certo modo, todos anunciamos alguma coisa com o nosso estilo de vida. Uns anunciam a indiferença. Outros, o consumo. Outros, o ódio. Outros, a preguiça. Outros, o racismo. Outros, a vaidade e a vida fútil. E assim por diante. 

E nós, que estamos lendo este texto de Lucas, o que estamos realmente anunciando com o nosso modo de vida? 

São Carlos de Foucauld dizia que era preciso não apenas anunciar o evangelho, mas gritá-lo, e não apenas com as palavras, mas com a própria vida: “Gritar o evangelho com a Vida”! Certo dia São Francisco convidou um dos irmãos a irem pregar o evangelho. Deram uma volta enorme pela cidade e voltaram ao convento. O irmão perguntou: “Pai Francisco, não entendo. Não íamos pregar o evangelho”? São Francisco respondeu: “E nós pregamos! Pregamos o evangelho com nossas atitudes”.

Sempre é tempo de recomeçar. Se no passado nós não pregamos o evangelho com nossa vida, vamos fazer isso agora, eu e você. Deixemos, como diz a sagrada escritura, as obras das trevas e abracemos as obras da luz. Se não fizemos isso antes, vamos começar a fazer isso agora. E, como São João Batista, estaremos anunciando à humanidade Jesus Cristo Salvador.