SEXTA-15TC

6ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

19/07/2024

 

1ª Leitura: Isaías 38,1-6.21-22.7-8

Salmo Responsorial Isaías 38-R- Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir

Evangelho Mateus 12,1-8

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do homem é senhor do sábado”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos como a constância e a confiança na oração conseguem o objetivo desejado. O rei Ezequias consegue a cura de uma doença que o acometera sendo ele ainda jovem. O missal cotidiano comenta que "Só é "boa" a oração que não pretende ligar Deus aos nossos caprichos ou interesses. Devemos rezar com confiança, com o coração puro, numa luta ferrenha contra o pecado, e, mesmo pedindo coisas determinadas, deixar que Deus decida se vai ou não nos atender naquele assunto. É coisa certa que, se Deus não nos atende no que pedimos, vai nos dar condições de enfrentarmos com coragem e amor as dificuldades pelas quais estamos passando.

No evangelho Jesus diz que devemos procurar pôr a misericórdia e não a celebração (=sacrifício) em primeiro plano. Sacrifício, aqui, não é “penitência”, mas a celebração ritual. Devemos sempre buscar em primeiro lugar a caridade, a misericórdia. As leis, o ritual, vêm em segundo lugar. 

Outra coisa que aprendemos desse texto é que há vários modos de se respeitar o domingo (eles respeitavam o sábado) além de ficar sem fazer nada. O que se pede é que se dedique o domingo para se fazer coisas boas, que agradem a Deus e valorizem o próximo.

Uma terceira coisa que aprendemos nesse texto é a superioridade de Jesus sobre tudo o que há na terra. Esse texto mostra toda a grandiosidade de sua divindade encarnada.