QUARTA-15TC

4ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

17/07/2024

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires. 

 

1ª Leitura: Isaías 10,5-7.13-16

Salmo Responsorial 93(94)R- O Senhor não rejeita o seu povo

Evangelho Mateus 11,25-27

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu grdo. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".


Comentário:

Na primeira leitura Isaías nos mostra como devemos ser dóceis nas mãos do Senhor, e tudo o que fizermos, façamos pedindo sua ajuda. Quem acha que pode fazer tudo sozinho, independente de Deus, se engana e acaba sendo abandonado por Deus. Não que Deus nos abandone, mas ele respeita a distância que mantemos em relação a ele. Deus não força ninguém a pedir sua ajuda. Entretanto, querer viver distanciado dele e de sua graça é uma conduta errônea, que só nos vai trazer problemas.

No evangelho vemos praticamente o mesmo assunto: se nos mantivermos humildes e sempre contarmos com a ajuda de Deus, muitas coisas conseguiremos fazer para propagar o seu Reino e torná-lo atuante na História, mesmo que seja a nível apenas comunitário e até mesmo apenas a nível familiar. Aos simples e humildes Deus dá sua graça abundantemente, e tudo será realizado. Quanto aos orgulhos e autossuficientes, obterão apenas os minguados resultados de seu próprio esforço.