TERÇA-3TC

3ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM 

23/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 2 Samuel 6,12b-15.17-19

Salmo 23(24)R- Dizei-nos:"Quem é este Rei da glória?" "-É o Senhor,o valoroso, o grandioso"!

 Marcos 3,31-35  

Naquele tempo: 31Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.' 33Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Jesus é Filho de Maria justamente porque ela aceitou plenamente fazer a vontade de Deus. Jesus não está desprezando sua mãe. Antes, a está elogiando, porque ela é uma das que fazem a vontade de Deus. E ela fez isso de modo total e especial. 

Quanto aos “irmãos” de Jesus, eram na verdade parentes. Na língua de Jesus não havia uma palavra para primo. Eram simplesmente chamados de irmãos. Jesus não teve irmãos filhos de Maria. Ele é o único Filho que Maria teve. Há várias provas disso na bíblia, mas a principal é João 19, quando Jesus pede que João tome conta de Maria e Maria o receba como filho. Se Jesus tivesse irmãos, estes teriam a obrigação, pela lei, de cuidar da mãe. 

Na primeira leitura vemos o transporte da Arca da Aliança e o respeito com que ela era tratada. Eles tratavam muito bem suas coisas sagradas. Será que existe esse respeito em nossa Igreja?

Tenho visto muitas pessoas não respeitarem a presença Eucarística de Jesus nas igrejas. Ademais, há aquelas mulheres que vão vestidas inadequadamente, com as costas de fora, grandes decotes etc.  Também a falta de uma oração, pequena que seja, diante do santíssimo, logo que se entra na igreja. Muitos entram conversando, alguns mais achegados à comunidade às vezes assobiam na igreja (e portanto perto do Santíssimo) e, sem fazer uma reverência que seja a Jesus Eucarístico, vão fazer a preparação de sua incumbência na missa, sem darem confiança alguma a Jesus no Sacrário. 

Eu frequento uma igreja em que muitas pessoas passam diretamente pela frente do Santíssimo, sem reverência alguma, para irem rezar diante de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, que está colocada no lado oposto ao Sacrário. Já Santa Teresa de Jesus comentava esse problema: “É como entrar numa casa, deixar o dono da casa falando sozinho para ir conversar com uma fotografia dele”.