TERÇA-28TC

3ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

 15/10/2022  

Santa Teresa de Jesus

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura:Gálatas 5,1-6 

Salmo Responsorial 118(119)R- Senhor, que desça sobre mim a vossa graça! 

Evangelho Lucas 11,37-41

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo orienta os gálatas a se orientarem segundo Jesus Cristo, e não segundo as leis antigas. Uma dessas leis era a circuncisão. Ele deixa bem claro que os tempos agora são outros. Jesus nos salvou pela sua paixão, morte e ressurreição, e nos enviou o Espírito Santo. Agora devemos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo, e é dessa fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. O Batismo substitui a circuncisão e nos faz membros do Corpo de Cristo, o novo povo de Deus. 

No evangelho Jesus alerta para que não fiquemos apegados à tradição, mas à caridade, ao amor a Deus e ao próximo. É isso que nos traz felicidade, paz, tranquilidade, mesmo em meio aos problemas. Lutar contra o pecado e os vícios nos liberta e nos faz sentir preparados para a vida eterna. 

Como disse o Papa Francisco em setembro de 2020, o cristão não o deve ser de fachada, mas de fato. Ficar apegado a normas externas sem fundamento nenhum e não se preocupar em mudar de vida, esse não é o caminho do verdadeiro cristão.