SEGUNDA-22TC

2ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

02/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 2,1-5

Salmo Responsorial 118(119)- R- Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!

Evangelho Lucas 4, 16-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo, no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. – Palavra da salvação

Comentário

Na primeira leitura São Paulo diz aos coríntios que ele fala não baseado na sabedoria humana, mas sua pregação é “uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens”. E a pregação dele era baseada em Jesus Crucificado. Jesus Crucificado pode parecer uma loucura para a sabedoria humana, mas na verdade provém da sabedoria divina, que quer nos salvar, quer nos dar a vida eterna na felicidade do paraíso.

No evangelho vemos Jesus rejeitado, desacreditado pelo pessoal de sua terra natal. Ele tenta explicar aos seus conterrâneos que a salvação é dada a todos, e os pagãos, que não pertencem ao povo de Deus, têm maior disposição para ouvir o que ele tem a dizer do que pertencem ao povo de Deus. Ele dá exemplo de Elias e Eliseu, que foram portadores dos benefícios de Deus para estrangeiros, pagãos que não pertenciam ao povo de Deus. 

Atualmente o problema continua: precisamos acreditar que qualquer pessoa que seguir a palavra de Deus com sinceridade, vai salvar-se, mesmo não sendo de nossa Igreja. Se continuarmos na Igreja Católica, mas não seguirmos o que Jesus nos pediu para seguir, não vamos nos salvar. Só pertencer à Igreja é um quesito que não basta para a salvação. É preciso também o amor a Deus e ao próximo e não ofendermos a Deus. E se por acaso o ofendermos, pedir imediatamente o perdão para sermos readmitidos no rebanho.