SEGUNDA-30TC

São Simão e São Judas Apóstolos 

28/10/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Efésios 2,19-22 

Salmo Responsorial 18(19A) - R- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra 

Evangelho Lucas 6,12-19 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo fala, em palavras metafóricas, que nós pertencemos à Igreja, povo de Deus: fomos integrados no edifício de Deus pela morte e ressurreição de Jesus. A Igreja é um edifício “que tem como fundamento os apóstolos e os profetas e o próprio Jesus Cristo como pedra principal” (v. 20). Sendo desse “edifício”, somos morada de Deus, pelo Espírito Santo (v 22).

No evangelho Jesus chamou os doze apóstolos, mas consta que para fazer isso passou a noite toda em oração na montanha. 

Devemos aprender essa lição: a oração foi praticada até por Jesus Cristo, que nossa fé cristã acolhe como a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Mesmo sendo 100% Deus ele é também 100% homem, e por isso precisava dela para relacionar-se com o Pai. 

Pobres de nós! Somos tão fracos e limitados, mas muitos acham que não precisam de oração. Que engano perigoso! Sem a oração vivemos apenas com nossas tão pequenas forças, e conseguiremos tudo com muita dificuldade, e nem sempre conseguimos. 

Sendo membros integrados da Igreja, somos fortalecidos pelo Espírito Santo, como diz São Paulo e, ficando fieis à Palavra de Deus, seremos salvos. E tudo isso se consegue com a oração.