SEXTA-1ADV

SEXTA-FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO

06/12/204

São Nicolau

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Isaías 29, 17-24

Salmo Responsorial: 26(27)-R- O Senhor é minha luz e salvação’

Evangelho: Mateus 9,27-31

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Isaías diz que tudo será melhorado, o mal será vencido, todos caminharão na verdade e na santidade de vida. Claro que isso nunca foi conseguido, mas não quer dizer que não possa acontecer ainda nesta vida. Cabe a nós evangelizarmos e evangelizarmo-nos para que tanto nós como as demais pessoas percebam que agir conforme Deus nos pede é a atitude mais sábia que podemos fazer. Como diz o frei Carlos Mesters, o paraíso terrestre é algo que ainda não aconteceu, no passado, mas pode acontecer no futuro. Se todos se converterem agora, o futuro será esse mundo preconizado por Isaías. 

No evangelho, Jesus cura os dois cegos, mas não antes de perguntar-lhes se acreditam que ele possa curá-los. A fé é necessária ou mais ainda, é a condição para que o milagre ou qualquer coisa boa nos aconteça. Ter fé, antes de tudo, é ter confiança de que Deus tem as rédeas do mundo em sua mão e ele está plenamente em posse da realidade. Deus faz o que bem quiser, e acredite: ele só quer nosso bem. Se ele nos permite o sofrimento é para nosso bem. Talvez essa seja a única forma de poder receber-nos um dia no céu.