SEXTA-22TC

6ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

06/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 4,1-5

Salmo Responsorial 36(37)R-A salvação de quem é justo vem de Deus. 

Evangelho Lucas 5,33-39

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama, e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos coríntios que o pregador  não é dono da verdade que prega, e um dia vai também ser julgado por Deus se cumpriu ou não a missão que Ele lhe dera.

Se nós ouvirmos e praticarmos os ensinamentos de Jesus proclamado pelos pregadores, seremos salvos, e os pregadores também, por terem sido fieis à Palavra. Em suma: depois de nossa morte, tanto pregadores como nós, ouvintes, receberemos “De Deus o louvor que tiver(mos) merecido”.

No Evangelho, colocar o vinho novo (a mensagem e a doutrina ensinada por Jesus) em odres novos (nossa mentalidade renovada, sem preconceitos nem apegos a doutrinas ultrapassadas) significa mudarmos nossas atitudes profundas, internas, para aceitar a novidade que Jesus traz.


Jesus veio renovar a mente de todos para a Boa Nova que o evangelho nos traz. Uma dessas boas novas é a misericórdia divina para conosco. O perdão é o prato da casa, a graça e a presença de Jesus em nossas vidas é o pão de cada dia. Todos somos convidados a desvestirmo-nos do velho homem e nos vestirmos do novo homem, “criado na justiça e na verdade”. Aliás, essa é a oração que todos os padres rezam (ou deviam rezar) quando vestem a túnica ou a batina: “Revista-me o Senhor do novo homem, criado, segundo Deus, na justiça e na santidade da verdade”.

Devemos, pois, estarmos sempre prontos para renovar nossa mente e nosso coração, deixando nossas manias e apegos distorcidos para abraçarmos a verdadeira doutrina pregada por Jesus e mantida pela Igreja. Se estivermos com a Igreja nunca erraremos. É triste, por exemplo, ver que muitos ainda não aceitam as inovações do Concílio Vaticano II e se apegam a costumes ultrapassados antigos, que não trazem mais a novidade salvadora de Jesus. Outros, por exemplo, não aceitam a legitimidade da eleição do Papa Francisco. Isso é coisa do maligno, que insiste em querer nos dividir para poder reinar no mundo.