TERÇA-5TC

3ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

06/02/2024 

São Paulo Miki e companheiros mártires.  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Reis 8,22-23.27-30

Salmo 83(84) R- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

Evangelho de Marcos 7,1-13


Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.'9E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.' Palavra da Salvação.


Comentário:

Na primeira leitura encontramos a teologia da aliança, que é a doutrina central do A.T: Deus será bom para com Israel, como prometeu no Sinai, se o povo observar a lei. O versículo 23 faz um elogio de Deus, sua presença, sua imensidade. No versículo 28 vemos uma súplica de Salomão para que Deus atenda sua oração, que proteja o rei e o povo, e perdoe os seus pecados. O missal cotidiano lembra que a presença de Deus e sua escuta à nossa oração “se deu em Cristo, verdadeiro Deus, que vive e está presente entre nós e sua Igreja, em sua palavra, em seus sacramentos. Ele é o mediador que torna Deus presente a nós e nós a Deus.”

Se estivermos abertos à graça de Deus, principalmente deixando definitivamente o pecado, lutando para uma vida santa, Deus estará sempre presente em nossas vidas.

No evangelho Jesus se vê às voltas com a hipocrisia dos fariseus e mestres da lei, e lhes dizia: “(está escrito:) ‘De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Jesus muda a ética sobre os conceitos de pureza e impureza. Os judeus abandonavam os mandamentos de Deus referentes à caridade e à misericórdia para “seguir a tradição dos homens”, com leis que nada tinham a ver com a pureza ou com a impureza verdadeira.

É triste ver como muitas pessoas ainda seguem essas superstições que acham ser leis divinas, e procuram seguir coisas secundárias como se fossem primárias. Um exemplo: o ladrão, que faz o Sinal da Cruz, ensinado por sua mãe, antes de cometer um assalto. O agiota, que de manhã pede a Deus que abençoe o seu dia, em que vai emprestar dinheiro a juros exorbitantes. Etc. É preciso ater-se a uma religião verdadeira, aos ensinamentos reais de Jesus, sobretudo lembrando-se sempre que qualquer lei deve seguir sempre a lei do amor divino e da misericórdia.