TERÇA-2TC

3ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM

16/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 16,1-13

Salmo 88(89) R-Encontrei a Davi, meu servidor

Evangelho de Marcos 2,23-28

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães.' 27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.' Palavra da Salvação.

Comentário: 

Na primeira leitura vemos o espetacular texto sobre a escolha de Davi como Rei. Deus não olha as aparências, mas sim, o coração. E escolhendo Davi, fraquinho e sem nenhum predicado régio, quis mostrar ao povo que é Ele, Deus, quem dá a força e quem inspira as pessoas para fazerem o que têm que fazer se, é claro, o deixam agir. 

Nós todos somos fracos. Enquanto agirmos sozinhos achando que temos forças, os resultados até podem sair, mas serão limitadíssimos. É a oração que nos fortalece, se nos colocarmos totalmente à disposição de Deus. É o que diz o salmo 126, quando nos lembra que se Deus não construir a casa, em vão trabalham os seus construtores. Deus escolheu Davi, o mais fraco dos irmãos, porque ia lhe dar toda a força de que ele precisasse. Quando não rezamos, agimos sozinhos, com nossas próprias forças. Quando rezamos, agimos com a força que Deus nos dá, o que muda tudo. 

No Evangelho vemos como o dia de descanso, que para nós é o domingo, deve ser um dia “light”, sem imposições severas e inoportunas como acontecia no tempo de Jesus, em que não se podia fazer absolutamente nada no sábado, que era o “domingo” deles. Jesus se mostra o Senhor do sábado, pois ele é Deus verdadeiro, além de homem verdadeiro. Ele tem poder sobre todas as coisas e pode mudar o que bem entender. Estar com Jesus, permanecer amigo dele por uma vida a caminho da santidade, é estar com a Verdade, é estar com a verdadeira vida e com o Amor, é estar no caminho da felicidade. 

Tudo que é exagerado não agrada a Deus. Tudo deve ser feito de modo moderado, sem desesperos e fanatismos. No domingo, desde que você louve a Deus de modo especial, dedique um bom tempo a Deus e à família, esteja livre para fazer aquilo de que você gosta, desde que seja algo permitido pela Igreja.