QUARTA-2TC

4ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM

17/01/2024 

Santo Antão (faleceu com 105 anos)

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 17,32-33.37.40-51

Salmo 143 (144) R- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

Evangelho de Marcos 3,1-6

Naquele tempo: 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão.' Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Palavra da Salvação.

Comentário:

No evangelho, a continuação do assunto de ontem: o fanatismo em seguir o dia de sábado, que nós fazemos no domingo, sem fazer absolutamente nada, nem mesmo a caridade, a ajuda ao próximo, como foi a cura feita por Jesus. Só que eles faziam coisas que, se não fossem feitas, lhes trariam prejuízo, como tirar algum animal de um buraco, por exemplo. Isso também seria proibido, mas eles faziam para não perderem dinheiro.

Jesus olhou ao seu redor, cheio de ira e ao mesmo tempo de tristeza por ver quão duros eram os seus corações. Sabia que estava sendo jurado de morte por causa dessas investidas contra os costumes fanáticos deles. Só que eram fanáticos apenas quando seus bolsos não eram prejudicados... Quanta semelhança com coisas que acontecem atualmente!

Na primeira leitura Davi, que havia sido ungido rei por Samuel, vence o gigante Golias e fica famoso nas redondezas, coisa que mais tarde serviu para desespero de Saul, que percebia ser verdadeiro o que Samuel lhe dissera, ou seja, que seu reinado havia chegado ao fim.