SEGUNDA-21TC

2ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

26/08/2024

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 2Tessalonicenses 1,1-5.11b-12 

Salmo Responsorial 95(96)-R- Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!

 Evangelho Mateus 23,13-22 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14] 15Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o templo, que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus, que habita no templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”. – Palavra da salvação 


Comentário: 

Na primeira leitura vemos uma ótima interpretação do tema da oração: Paulo agradece a Deus por tudo o que há de bom na comunidade e ressalta a firmeza dos cristãos na fé por entre as perseguições. Através da provação, Deus separa os bons dos maus. A permanência da cominidade no bem é obra de Deus, com certeza. Por isso, os fieis devem ser sempre pessoas que praticam o bem, a fim de que "o nome de nosso Senhor Jesus Cristo" seja glorificado neles e eles em Jesus Cristo, "em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo" (missal cotidiano). 

No evangelho Jesus mostra aos mestres da Lei e aos fariseus que são hipócritas e que deveriam pôr em prática as leis que tanto apregoam e não cumprem. O cristã autêntico é aquele que vive a fé que anuncia, que vive a fé que diz ter. O anúncio é feito não apenas por palavras, mas pela vida, por uma vida santa e de luta pela santidade. O cristão deve pelo menos esforçar-se por viver sua fé, mesmo que sinta dificuldades. Todos temos dificuldades. O que torna tudo um pouco mais fácil é uma VIDA DE ORAÇÃO. Sem a oração nada conseguiremos. A oração nos fortalece para praticarmos a nossa fé.